Não me chamem de chato, mas dizia um ditado quando eu era criança lá no Maranhão, mais ou menos, assim: Quem geme é quem sente a dor.
No mundo existem 463 milhões de pessoas com diabetes (Federação Internacional de Diabetes); no Brasil existe aproximadamente 17 milhões de pessoas com diabetes (sociedade brasileira de diabetes), dentre esses quase um milhão precisam tomar INSULINA para continuar vivos, eu sou um deles.
Conhecedor das Leis Orgânicas do SUS, pois ajudei é fazê-las, conhecedor dos problemas dos SUS, pois acompanho desde sua criação; sabendo que o Brasil é o quinto país do mundo com incidência de DIABETES; sabendo que o Brasil é o terceiro País do Mundo que mais gasta com diabetes.
Tenho apanhado muito nos últimos anos por defender um SUS 100% público, por defender os governos (estadual e federal do PT), vou continuar apanhando, pois não pretendo deixar de apoiá-los. Por conta disso é que às vezes me exponho e faço cobranças necessárias.
Eu tomo INSULINA 4 vezes por dia para continuar VIVO. Não sei quantas pessoas no Piaui fazem o mesmo. A Mesa Diretora do CES/PI poderia cobrar da SESAPI o número exato de pessoas que recebem insulina pelo SUS e outras doenças. Das 4 que tomo por dia, uma delas é de efeito imediato.
Dia primeiro de setembro fui à farmácia como de costume receber a INSULINA, me disseram que a de efeito imediato estava em falta e que estaria à disposição, dia 15, ontem fui novamente e disseram que somente no dia 29 de setembro. Se no dia 29. Neste dia se tiver vai completar UM MÊS sem e, se não tiver? A última ampola que tenho em casa, só dá para 4 dias. Como ainda posso comprar. Vou escapar da MORTE, mas as pessoas que não podem comprar? Irão morrer por falta de um remédio que não pode faltar, pois salva vidas?
Costumo dizer que temos um privilégio como conselheiro de saúde, pois interagimos com a maior autoridade em saúde pública do Estado, o Secretário Estadual de Saúde, o reconheço como competente e com vontade de resolver os problemas, como também o governador do Estado Rafael Fonteles, mas precisamos com urgência resolver essa questão, pois não é de agora o problema.
Tamos juntos na Defesa do SUS 100% PÚBLICO e do Controle Social.
*****
José Teófilo Cavalcante é Servidor Público Federal e ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde- PI - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.