Assisti pela enesima vez na TV reportagem sobre a praça Pedro II, em Teresina-PI. Durante décadas a praça foi desfigurada pelas "deformas" feitas pelo poder público municipal que nunca leva em consideração as suas características originais mostradas em inúmeras fotos do fotógrafo Guilherme Muller. Cada reforma é uma deforma. Olhando-as e comparando com a situação atual pensasse que são praças em lugares de países diferentes.
A matéria terminou com mais uma "nota oficial" da SAAD NORTE afirmando que: "O PROJETO DE REVITALIZACAO ESTÁ PRONTO E ESTÃO AGUARDANDO VERBAS PARA EXECUTÁ-LO". Penso que o termo "revitalizar " só se torna factível com o retorno da população àqueles logradouro que é o pulmão do "corredor cultural" do centro de Teresina.
As intervenções propostas , se é que existe tal projeto, devem promover a restauração das estruturas (bancos, muletas, calçadas, portal, lago, ...) da nossa querida P2 aos moldes das imagens feitas pelo CRONISTA FOTOGRÁFICO Guilherme Muller.
"Trabalhar com a memória da cidade é impedir o trabalho do esquecimento. Se tiverem esse foco; alinhados a um projeto eficaz de segurança pública (GCM,PM,PC) e de incentivo às atividades culturais propostas pelos artistas naquele local, certamente a população se "adonará" daquele logradouro.
*****
Gilson Caland, produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.