Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Notícias /

Redação

contato@acessepiaui.com.br

22/08/2023 - 11h25

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

22/08/2023 - 11h25

Bombeiros alertam para o risco de incêndios durante o “B-R-O bró”

A baixa umidade do ar e a vegetação seca contribuem para o aumento das queimadas durante o período mais quente do ano no estado.

 

 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através do Corpo de Bombeiros Militar, faz um alerta para a prevenção de queimadas no estado. Com a chegada do “B-R-O bró”, período mais quente do ano, que se estende pelos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, se torna mais propício à ocorrência de incêndios, na zona rural e urbana dos municípios.

Durante essa época do ano, com umidade do ar baixa e a vegetação seca facilitam as queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o principal causador dos incêndios é a ação humana, pois é preciso apenas de uma fonte de ignição, que pode ser cigarros acesos, superfícies aquecidas, fagulhas ou centelhas.

“Nessa época do ano as queimadas aumentam bastante. Os incêndios acontecem em todo o estado do Piauí, tanto na zona rural como na zona urbana. Na capital os incêndios são registrados principalmente em terrenos baldios”, afirmou a coronel Najra Nunes do Corpo de Bombeiros Militar.

Para evitar as queimadas, a população precisa estar atenta a alguns cuidados. Na zona urbana, os proprietários de terrenos baldios devem sempre manter a vegetação rasteira, para que não haja o acúmulo de lixo. Já na zona rural é importante solicitar as autorizações para queimadas junto aos órgãos ambientais, onde receberão orientações sobre o horário adequado para a realização da queima e a prevenção nas áreas de risco durante as queimadas controladas.

Ao avistar um foco de incêndio, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Emergência – Ligue: 193

1º SGBM / 3º GBM (Parnaíba):
Fone: (86) 3322-1006

1º SGBM / 4º GBM (Picos):
Fone: (89) 3422-3307 (Emergência)

1º SGBM / 5º GBM (Floriano):
Fone: (89) 3521-2807

Comentários