O Piauí é um estado repleto de belezas naturais para se encantar. Muitas delas, o turista pode encontrar no litoral, destino bastante procurado o ano inteiro. Neste mês de julho, período de férias, a busca pela região se intensifica, já que em todos os municípios que compõem a região litorânea é possível encontrar aventura ou sossego.
Considerado o menor litoral do Brasil, a área é formada por quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Em cada um, o turista terá acesso aos mais variados tipos de atrativos, como praias, lagoas, dunas, rios, além de espaços histórico-culturais, gastronomia e artesanato.
Em Ilha Grande, o turista poderá conhecer um dos mais deslumbrantes cenários do país: o Delta do Rio Parnaíba, que compreende o Piauí e o Maranhão e compõe a Rota das Emoções. A cidade é porta de entrada do atrativo, formado por mangues, lagoas, dunas, praias e uma rica fauna e flora. Destaque para a revoada dos guarás, momento em que ao final do passeio, esses pássaros vermelhos vibrantes voam presenteando os turistas com um grande e inesquecível espetáculo.
Há também os Lençóis Piauienses, que se estendem até Luís Correia. Neste atrativo, é possível realizar passeios de bugues ou quadrículos em meio às dunas e se refrescar em uma série de lagoas. Ainda na cidade, vale a pena conhecer o trabalho das artesãs da Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana.
Já para os amantes do turismo histórico, Parnaíba é o local ideal. O centro da cidade abriga memórias do Brasil Colônia, possuindo locais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). No Porto das Barcas, cartão postal do município, a parada é obrigatória. O local possui prédios históricos, artesanato local e o Museu do Mar do Delta do Parnaíba, considerado o maior do Piauí. Parnaíba também abriga uma das praias mais bonitas do Estado, a Praia da Pedra do Sal.
Para os apaixonados por aventura, esportes e pé na areia, Cajueiro da Praia é o destino perfeito. Famoso por suas praias paradisíacas de águas calmas e quentes, charmosas pousadas e a rica culinária, o município recebe turistas estrangeiros durante o ano todo. A cidade possui o vilarejo de Barra Grande, com uma praia de tirar o fôlego e perfeita para a prática de esportes como o kitesurf e Stand Up Paddle. O destino também oportuniza programas ecológicos para a contemplação da fauna e da flora, como a Rota do Cavalo Marinho e o Passeio do Peixe-boi marinho e visitação do maior cajueiro do mundo, o Cajueiro-Rei.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.