Esta acontecendo em Brasília-DF a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Um acontecimento da maior importância. Mas sem a devida cobertura da grande imprensa. A imprensa comercial. Um fato restrito e confinado ao seu local onde acontecem os grandes debates. É a impressão que passa. Não é impressão. É fato.
Dois grandes jornalões sediados na capital paulista, o Estado de São Paulo é a Folha de São Paulo, para ficar apenas nestes dois exemplos se algum registro fizeram foi em pequena nota. Escondida.
E por que não interessa à grande mídia uma coberta ampla e completa do evento? Quem são os colaboradores da grande mídia? Os planos de saúde e o grande mercado da medicina privada. Hospitais de ponta grandes são notorios anunciantes da grande mídia.
Os jornais acima mencionados são porta-vozes dos planos de saúde. Estão sempre com matérias favoráveis aos planos. Satisfazendo seus gestores. Até já anunciaram que plano de saúde vai ser a curto espaço de tempo artigo de luxo. Vai ser para quem tem dinheiro.
Felizmente o governo Lula voltado para os interesses do povo e na palavra do presidente falando aos delegados e delegadas de todo o Brasil a ministra da saúde Nisia Trindade está com a missão de retomada e reconstrução do SUS. O SUS que todos sem exceção nos servimos em algum momento dele. É imperioso o seu fortalecimento. Definir ou redefinir o seu financiamento.
Tem a 17ª como lema central face às mudanças e os novos ventos de democracia no Brasil: "Amanhã será outro dia". E o presidente Lula finalizou seu discurso na 17ª fazendo uma variação do lema dizendo sob aplausos dos presente que o "Amanhã não será outro dia". O outro dia já está acontecendo. Felizmente!
******
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.