Nessa segunda-feira, 5 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é celebrada desde 1972, depois de instituída durante uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo desses 51 anos, o dia passou a ser um período de debates sobre a problemática que envolvem a natureza do planeta Terra como um todo e de certa forma representou apesar dos pesares um avanço na conservação e na consciência dos habitantes do planeta.
Mas até que ponto avançamos? Eis a questão. Estamos a passos médios para a sexta extinção do planeta. E o agente motor desta destruição é nada mais nada menos do que o homem. A espécie dita racional. E agora vamos a um ponto ínfimo, pela grandiosidade do planeta Terra, mas não desprezível quando o tema é a conservação do meio ambiente.
Campo Maior-Piauí. Um dos dez mais antigos municípios do Estado do Piauí e que já foi de uma importância sem tamanho na economia do estado e do Brasil. Já foi Campo Maior um grande produtor de carne bovina e já fez o Piauí, junto a outras paragens piauienses a ter um dos maiores rebanhos de gado do Brasil. "O meu boi morreu/O que será de mim?/Mandar buscar outro maninha lá no Piauí" Diz a letra de uma canção de domínio popular.
Campo Maior já teve o ciclo da Carnaúba que fez a riqueza de alguns. Tempos de ouro. Embora ainda continue a ser a carnaúba uma pauta importante na exportação para outros países da Europa e EUA.
E que ações por parte do poder público municipal, Campo Maior tem tido a atenção ou tem recebido? Pouca ou quase nada. Nunca foi uma prioridade por parte das últimas administrações. Ao que se sabe a última administração que teve alguma ação voltada para o meio-ambiente foi a do prefeito Raimundinho Andrade que promoveu uma arborização da cidade. De tanto tempo já passado muitas árvores já morreram outras foram cortadas.
Mas agora há uma luz de esperança e bem real se acende. É que a sociedade mobilizada via associações, entidades de classe e instituições públicas estão a trabalhar e a realizar ações voltadas para a preservação do meio ambiente da Terra dos Carnaubais. O exemplo foi a realização do Projeto Meio Ambiente em Ação em sua 3ª edição no último final de semana. Com a distribuição de milhares de mudas de plantas da região dos carnaubais.
Um projeto que estão à frente jovens idealizadores e voltados para a questão ambiental em Campo Maior. Julian Jersey Julian, Celson Chaves , Grazzianne e Jefferson David . E o mais promissor é que fazendo coro com o Projeto Meio Ambiente em Ação estão o Lions Clube de Campo Maior, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior, a OAB secção Campo Maior, a Coordenadoria do Conselho Penitenciário, a Superintendência da Secretaria do Meio Ambiente do estado do Piauí e o IFPI Campo Maior.
É preciso mais e mais engajamento da sociedade civil. Do poder público não há muito o que esperar. Embora seja preciso muita pressão para o poder público municipal cumprir com sua parte. Sua obrigação. Não se tem notícia da participação no evento de alguma autoridade ou representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.