Meus amigos, no último sábado, 03 de junho, acompanhei o empresário Luiz Mamede Castro (Miracéu Turismo) em viagem a Pedro II e Lagoa de São Francisco. Fomos lançar o livro “Minhas escolhas” (Nova Aliança, 2022), sobre sua vida familiar e profissional, de minha autoria. A caravana foi formada pela família do biografado e amigos. E, nas localidades, muitos outros admiradores de Mamede se somaram aos espaços de lançamento: as Câmaras Municipais de Pedro II e de Lagoa de São Francisco.
Quando eu ainda escrevia o livro, estive à frente do terreno onde outrora se ergueu a casa dos pais de Mamede, no então povoado Lagoa Redonda. Diante daquele terreno vazio, os meus pensamentos puderam erguer a casa onde o biografado viveu a infância, fazendo-me vislumbrar os detalhes, que me haviam sido descritos, e a palpitação da vida do menino Mamede até os 12 anos de idade, quando tomou a decisão de ganhar o mundo.
Manuel Bandeira escreveu um poema intitulado “Velha chácara”, que bem cabe nesse momento em que recordo o cenário de um terreno em que um dia Mamede viveu.
Disse o poeta Manuel Bandeira:
"A casa era por aqui…
Onde? Procuro-a e não acho.
Ouço uma voz que esqueci:
É a voz deste mesmo riacho.
Ah quanto tempo passou!
(Foram mais de cinquenta anos.)
Tantos que a morte levou!
(E a vida… nos desenganos…)
A usura fez tábua rasa
Da velha chácara triste:
Não existe mais a casa…
- Mas o menino ainda existe".
E foi exatamente isso que me trouxe a emoção de estar diante do passado de Mamede, para tentar recuperá-lo e trazê-lo à luz do presente, através das descrições que vocês encontrarão nesse livro. Manuel Bandeira soube, com muita maestria, nos dizer em versos que, embora os bens materiais se acabem, o menino que dorme dentro de cada um de nós, adultos, ainda existe, pronto para saltar com suas peraltices, pronto para nos rejuvenescer e pronto para nos pegar pela mão e nos conduzir pelos caminhos das nossas lembranças. O livro está disponível nas livrarias Entrelivros e Nova Aliança.
*****
Eneas Barros, escritor piauiense - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.