O governador Rafael Fonteles participou na noite desta sexta-feira (6), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, da entrega de viaturas, armas e outros equipamentos para aparelhar as forças estaduais de segurança pública. A entrega foi realizada pelo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que anunciou ainda a liberação de R$ 88 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, para uso da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. O ministro do Desenvolvimento Social, Cidadania e Combate à Fome, Wellington Dias, e outras autoridades também participaram.
Os equipamentos, avaliados em R$ 1,6 milhão, foram adquiridos através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). As oito viaturas serão usadas no combate à violência contra a mulher. Três viaturas vão para as Delegacias da Mulher (Deam’s) em Picos e Teresina, outras três serão destinadas à Patrulha Maria da Penha e duas aguardam destinação. O armamento, composto de 200 pistolas, munições, além de acessórios de proteção individual, será distribuído pela Secretaria de Segurança Pública, às polícias militar e civil.
Rafael Fonteles agradeceu ao Governo Federal pelo apoio, enaltecendo também o esforço que o Governo do Estado tem feito para combater a violência. “A nossa visão de segurança pública é totalmente alinhada com a visão do Ministério da Justiça, especialmente com o Pronasci, que fortalece o aparelho repressivo à criminalidade organizada, nos ajudando com inteligência, capacitação, com operações integradas que estão resultando em tantas apreensões de armas e drogas” reconheceu Fonteles.
O ministro Flávio Dino foi agraciado com a Medalha do Mérito Policial Militar, honraria concedida a pessoas que contribuem com o trabalho da corporação. “Minhas palavras são de agradecimento à parceria do Piauí. A insígnia e o diploma foram entregues pelo comandante-geral da corporação, Scheiwann Lopes. “Minha palavra é de agradecimento à cooperação do Piauí. Temos muitas operações integradas, a exemplo da que fizemos para a segurança nas escolas. A polícia do Piauí nos ajudou neste momento difícil. Tivemos também uma grande operação de combate ao tráfico de drogas envolvendo Tocantins, Maranhão e Piauí, com prisões e integração com a Polícia Federal. Temos um caminho importante a trilhar no fortalecimento da segurança pública” declarou Dino.
O Ministro da Justiça e da Segurança Pública foi convidado pelo governador Rafael a retornar ao Piauí para outro importante ato na área da segurança. “No dia 23 de junho teremos a nomeação de 1.100 novos policiais militares. No dia 25 de junho a promoção de 2.100 policiais militares. Escolha a data, mas queremos o senhor aqui conosco” reiterou Fonteles.
Participaram também da solenidade: o vice-governador Themistocles Sampaio; a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa; a secretária da Assistência Social, Regina Sousa; o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas; o delegado-geral da Polícia Civil, Lucci Keyko Paraíba; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo Almeida; a Defensora Pública-Geral, Carla Yáscar; o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel; representantes do Ministério Público e das Forças Armadas.
Na passagem pelo Piauí, Flávio Dino anunciou recursos para construção de mais uma Casa da Mulher Brasileira no estado. Por escolha do governador Rafael Fonteles, a unidade ficará em Parnaíba. A ação é uma parceria com o Ministério da Mulher e visa o desenvolvimento de estudos, pesquisas e protocolos articulados, promoção de mecanismos de governança e aquisições voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.
O Governo Federal está concluindo uma Casa da Mulher Brasileira em Teresina. Também há unidades de atendimento em Picos e São Raimundo Nonato.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.