O Ministério da Saúde emitiu nota técnica nessa segunda-feira (24) ampliando a recomendação do uso da vacina bivalente contra a Covid-19 para a faixa etária de 18 anos de idade ou mais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o chamamento para que a população busque os postos de vacinação dos municípios para atualizar a sua caderneta de vacinação. Segundo a pasta, o Piauí já possui doses para toda a população adulta.
O estado do Piauí já recebeu e distribuiu 502 mil doses de vacina bivalente para os municípios e tem previsão de recebimento até o final desta semana de mais 92 mil doses para dar seguimento na vacinação contra a Covid-19. O dinâmica da aplicação é definida pelas secretarias municipais de Saúde.
Até o momento, 157.431 doses da vacina bivalente já foram aplicadas no Piauí.
A recomendação é para que o reforço com a dose da vacina bivalente seja realizado nas pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido ao menos duas doses da vacina monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina de Covid-19 monovalente como dose de reforço.
O Ministério recomenda ainda que o reforço com a vacina bivalente seja efetuado com um intervalo mínimo de 4 meses a partir da sua última dose de reforço ou do esquema primário.
Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Sesapi, destaca que é importante a população aderir à imunização uma vez que as vacinas ampliam a proteção e reduzem a ocorrência da forma grave da doença.
“Agora precisamos da cooperação da população para que a vacinação evolua de uma forma positiva. Cada município segue com a responsabilidade de organizar e executar a imunização de sua população, enquanto que as pessoas precisam ficar atentas e acompanhar os gestores de saúde de seus municípios com as novas orientações de como está ocorrendo a vacina”, explica a coordenadora.
“A Sesapi continuará com seu papel de receber os imunizantes e garantir que os mesmos cheguem a todos os municípios, enquanto que a execução da vacina fica a cargo das gestões municipais. Por isso, pedimos que todos fiquem atentos as orientações de seus gestores para que possa receber os imunizantes”, fala Bárbara Pinheiro.
O reforço na vacinação da população segue um dos pilares do programa “Saúde em Dia” lançado pelo governo do estado e que tem como um de seus objetivos principais melhorar os índices de imunização do estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.