O Piauí Conectado. Eu até tentei me conectar no Wi-Fi de uma praça pública. Não consegui. Como propaganda de governo até que a coisa parece funcionar e anima qualquer internauta. Na prática os pontos em logradouros e sabe-se que existem mais de uma centena deles espalhados pelo Piauí não funcionam a contento. Há muitas reclamações e piadas a respeito da velocidade da Internet nestes pontos.
Esta torre que tentei me conectar fica localizada na praça do Conjunto Residencial João Emílio Falcão no Cristo Rei. Desértica a praça. E aí entra a questão da segurança. Quem se arriscaria a ficar aí navegando na net e ser vítima de um assalto? Ninguém por certo.
Agora uma cousa puxa a outra. A Estônia. Um país do leste europeu. Considerado o país mais conectado do mundo. Alguns anos atrás vi em uma destas revistas de circulação nacional uma reportagem a respeito justamente da conectividade com a rede mundial de computadores existente naquele país. Achei interessante mas ao mesmo tempo muito distante da nossa realidade.
O tempo passou. Ainda bem que meu desânimo foi-se diluindo. E aparecendo um pouco de entusiasmo. Porque ao que parece neste aspecto de conectividade vamos em marcha para nos tornarmos quem sabe uma Estônia. Como assim? O Governador do Estado, Rafael Fonteles e comitiva, estiveram em viagem oficial aquele país para conhecer de perto, in loco fica mais bonito, a tecnologia e como na prática esta funciona a serviço toda a coletividade. E as informações são de que funciona mesmo.
Vamos esperar que as torres do Piauí Conectado depois desta viagem oficial do governador funcionem a contento. Plenamente.
*****
Herivelto Cordeiro da Silva, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.