O governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas, mudou nome de metrô da capital paulista de educador Paulo Freire para bandeirante Fernão Dias.
Quem foi Fernão Dias?
Fernão Dias Pais Leme (1608 - 1681) era descendente dos imigrantes europeus, o que lhe fez dono de fazendas gigantescas na região que, hoje, compõe o território da capital paulista. Um bandeirante aventureiro que explorou do interior do país atrás de recursos minerais. Era conhecido como "Caçador de Esmeraldas".
Bandeirantes, como Fernão Dias, tinham como principal objetivo na vida apropriar-se de riquezas minerais e escravizar mão de obra indígena e de negros.
Era considerado o mais rico dos paulistas, dono de muitos escravos e proprietário de vastas fazendas.
Quem foi Paulo Freire?
Paulo Freire (1921-1997) foi um dos mais importantes pedagogos brasileiros. O educador criou um método de ensino inovador acreditando que a educação era uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade.
O pedagogo costumava dizer que a educação era fundamental para a transformação da sociedade. Vários dos seus alunos, depois de alfabetizados, passaram a refletir sobre o trabalho, a ler artigos da constituição brasileira e a cobrar direitos que antes não tinham como férias, dias de descanso e proteção em caso de desemprego ou doença.
Paulo Freire era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre.
Para ensinar, segundo o educador, era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia. Dessa forma, levando em conta os conhecimentos prévios do aluno, o professor era capaz de cativá-lo e apresentar uma série de mudanças práticas no dia a dia.
Toda a educação proposta por Paulo Freire passava pelo diálogo e pela troca sem hierarquias: professor e aluno eram vistos como iguais.
Para ensinar, segundo o educador, era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia. Dessa forma, levando em conta os conhecimentos prévios do aluno, o professor era capaz de cativá-lo e apresentar uma série de mudanças práticas no dia a dia.
Toda a educação proposta por Paulo Freire passava pelo diálogo e pela troca sem hierarquias: professor e aluno eram vistos como iguais.
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