O cronograma do Sisu foi divulgado nessa quarta feira (26) no Diário Oficial da União. Poderão se inscrever no sistema de seleção unificado (Sisu), os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a zero na redação.
Pelo novo sistema de seleção o candidato concorrerá a uma vaga para cursos de universidade e institutos federais de ensino superior de todo país.No segundo semestre de 2012 foram oferecidas pelo Mistério da Educação 30 mil vagas, para o ano de 2013 o ministério ainda não informou a quantidade de vagas disponíveis.
Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013.
O Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012, que disponibiliza 12,5% do total das vagas pra alunos de escolas públicas, deste percentual metade serão para alunos que apresentarem renda familiar de até um salário mínimo e meio mensal, e todas elas deverão levar em consideração a proporção de pretos, pardos e índio segundo senso do IBGE.
As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados. A partir de amanhã (27), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibilizará uma ferramenta de busca com todos os cursos ofertados pelo Sisu no próximo semestre.
A consulta poderá ser feita no portal da empresa. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.