Na quadra do Colégio Paulo Freire, Asa Norte de Brasília, reunião dos diretores e coordenadores com os estudantes. Boas-vindas e puxões de orelha (logo no começo do ano letivo!).
Uma diretora avisa que está proibido o uso de chinelas com meias. Somente tênis, sandálias, sapatos, esses calçados. Para convencer os estudantes da pertinência da medida, apoia-se nos funcionários de qualquer loja de "havaianas" em algum shopping por perto:
- Meus caros estudantes, vocês podem ir a uma loja de "havaianas" e nenhum funcionário estará usando "havaianas". Todos estarão usando calçados fechados. Então, se lá é assim, tem regra, por que aqui pode usar chinelas com meias? Não, não pode mais. Acabou!
Mas logo no Colégio Paulo Freire não se pode quebrar algumas regras desimportantes? A "pedagogia libertária" se sentiu oprimida, calçou as chinelas com meias e foi embora. Não se deu bem com a disciplina da cabeça aos pés.
Por Mauro Sampaio (texto e imagem)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.