Gatos e cães habitantes dos apartamentos aparecem nas janelas e se tornam visíveis para o observador que está do lado de fora. Esse observador se admira. "Como pode, eles estão ali e não me dava conta até então?" Não seria a primeira visão dos animais companhias e companheiros no interior e em contato com o mundo exterior. Mas o ver fotográfico, sim.
"Gatos e cães nas janelas" apresenta uma exposição desses seres que seguem os humanos desde a formação das primeiras comunidades. As janelas dos apartamentos se tornaram os quintais da urbe verticalizada e adensada. Eles precisam e gostam de estar nas janelas.
O Plano Piloto de Brasília, onde o ensaio foi produzido, tem uma particularidade facilitadora para o observador fotógrafo. Os blocos de apartamentos das chamadas quadras 400 (nas Asa Norte e Sul) são baixos e não estão isolados por muros. É possível, portanto, aproximar-se para fazer a imagem.
Mauro Sampaio, o observador, lança "Gatos e cães nas janelas" no dia 26 de janeiro em Teresina (PI), sua terra raiz, na Livraria Entrelivros, a partir das 20 h, com acompanhamento musical de Machado Júnior e convidados. O lançamento em Brasília deverá ocorrer em março, com local e data a serem definidos. É autor dos fotolivros "De ônibus", sobre a experência de trocar o carro pelo transporte coletivo, e "Abandono", sobre pessoas em situação de rua. Já participou de exposições coletivas promovidas pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados (2017) e pelo Ateliê Oriente como parte das atividades do Festival de Fotografia de Tiradentes (2020).
Redundante, mas aí vai: Mauro Sampaio gosta muito de gatos e cães.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.