Um total de 23.543 animais foram imunizados nos dois primeiros dias de campanha de vacinação antirrábica em Teresina. A primeira fase aconteceu na zona Rural do município, nos dias 5 e 12 de novembro, e terá continuidade, nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, com a etapa urbana.
Assim como na zona Rural, a zona Urbana será dividida em dois dias. No dia 26 de novembro, as equipes estarão nas zonas Norte e Leste da capital, e no dia 3 de dezembro, nas zonas Sul e Sudeste. “Teremos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros, de acordo com as zonas de cada dia”, adianta Paulo Marques, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O gerente pede a colaboração de tutores de cães e gatos, público-alvo da campanha. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, fala.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.