A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), vem incentivando os alunos a ter experiências financeiras em sala de aula. Durante a rotina escolar, a educação financeira vem sendo abordada de forma lúdica nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal.
No CMEI Thereza Christina, localizado no Centro de Teresina, as crianças experienciaram, por meio do projeto Brincadeiras de Contar, o livro “O Barato da Baratinha”, onde puderam ter o contato com os primeiros passos do significativo universo da educação financeira.
Dentro da proposta, os alunos confeccionaram cofres, fizeram contagem de cédulas que simularam dinheiro e realizaram o “mercadinho da Dona Baratinha”, onde segundo a pedagoga do CMEI, Célia Ribeiro, “oportunizou a vivência com a compra e ensinou os pequenos sobre economizar”, pontuou.
O CMEI Helena Medeiros, localizado no bairro Novo Horizonte, realizou o projeto “Mercadinho da Leitura”, onde os estudantes recebem dinheiro ficcional, denominado de MONEY, de acordo com o número de palavras lidas corretamente durante as atividades do projeto.
Ao final do mês, as crianças vão às compras no mercadinho do projeto, com as economias que adquiriram com os seus conhecimentos. A atividade uniu o reforço do letramento e contribui com a noção dos pequenos de administração financeira.
Fotos: Ascom Semec
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.