Iniciou ontem (9) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o evento “Torquato 50 anos”. A programação foi aberta com o lançamento inédito do livro “Torquato Neto Arte Inacabada” que sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), além disso vai acontecer a exposição “Torquatália 40 anos”. As comemorações fazem referência ao cinquentenário de morte do poeta, que ocorreu em novembro de 1972. Torquato Neto foi um dos mais célebres artistas piauienses.
À frente da organização, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, conta que a obra de Torquato Neto foi construída após a sua morte.
Quando ele faleceu, havia apenas algumas canções gravadas, então o processo de construção da sua obra iniciou apenas com sua morte. Assim, em 1982, realizamos a primeira exposição Torquatália, que completa 40 anos, e durante esse percurso foram publicados livros e gravadas canções do seu repertório. Toda a produção artística toma como base a cidade de Teresina, onde se encontra o acervo pessoal de Torquato Neto”, explicou.
Torquato 50 anos segue até hoje (10) na UFPI. Pela manhã e pela tarde serão realizados os Diálogos Culturais, os temas a serem abordados serão música, poesia, cinema e jornalismo, além da participação de importantes convidados: Feliciano Bezerra, Cineas Santos, Geraldo Brito, Viriato Campelo, Thiago Eh, PJ Cunha, George Mendes, Edwar C Branco, Jaislan Honório, Fábio Leonardo, F Magalhães, Fenelon Rocha, Edmar Oliveira e Isis Rost.
“Na quinta-feira, também teremos a exibição de dois filmes. A partir das 17h30, o filme “Todas as Horas do Fim” e, na sequência, o filme inédito no Brasil “Pira Poesia”, destacou o professor Viriato Campelo.
O evento comemorativo retoma às atividades nos dias 16, 18 e 25 de novembro no SESC Cajuína e 19 de novembro na Academia Piauiense de Letras.
Confira a programação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.