O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal), passou a funcionar a partir desta segunda-feira (27), em novo endereço. A mudança para Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, Jóquei, região leste de Teresina, visa melhorar cada vez mais o atendimento à população.
“Até o dia 01 de julho atenderemos exclusivamente de forma virtual através dos e-mails: proconteresina@gmail.com, retornoproconthe@gmail.com. No dia 04 de julho retornaremos ao atendimento hibrido, de forma presencial e virtual, sempre aprimorando o nosso compromisso com os consumidores e fornecedores de Teresina”, esclarece a coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger.
O órgão é composto por equipe multidisciplinar de advogados, que realizam atendimento de conciliação entre as partes. Desde a sua inauguração, em 2019, já realizou 6.750 atendimentos, com um total de 88,13% de resolutividade das demandas consumeristas, significando que apenas 11,87% são encaminhadas para o Poder Judiciário.
“O objetivo maior do Procon Municipal de Teresina é harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, solucionando os conflitos de consumo através da conciliação. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a buscar a solução no Poder Judiciário. Nossa contribuição para descongestionar o Judiciário fica evidente pelos números de audiências frutíferas.”, explica a coordenadora do Procon.
O Procon Municipal é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), e atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses na esfera individual. Trata-se de um órgão extrajudicial considerado como um meio adequado para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.
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