O artesanato da Feira UFPI está presente pela terceira vez no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), que ocorre no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). No maior evento cultural e literário do estado, as artesãs podem divulgar seus trabalhos e comercializar peças. Nesta edição, 9 mulheres compõe o espaço destinado ao projeto. A 20ª do SALIPI marca o retorno da Feira UFPI ao evento após a pandemia.
A artesã Vera Lúcia, que já participa do projeto há cerca de 4 anos, ressalta que é gratificante estar presente na Feira. "É uma oportunidade a mais de mostrar nossos produtos. As pessoas se interessam e adquirem, alguns até encomendam peças que não temos aqui", ela menciona que possui um ponto fixo de trabalho na zona norte de Teresina, mas que na Feira UFPI ganha mais visibilidade. "Aqui o fluxo de pessoas é maior, quem trabalha com arte e tem uma oportunidade de estender a divulgação é bom para que gere mais renda", acrescenta ela.
Residente da região do bairro Poty Velho, zona norte de Teresina, Mazé Ferreira trabalha na feira desde 2019, mas já desenvolve sua atividade há quase 20 anos por influência da mãe que já trabalhava na área. Sua produção é baseada na cerâmica que ela mesmo produz: "Quando cheguei na feira, não havia ninguém que desenvolvia trabalho com esse material, assim consegui agregar e trazer algo ainda novo", diz Mazé. Ela acrescenta ainda que na região em que mora seu trabalho era pouco divulgado e por meio da Feira UFPI viu uma oportunidade de crescimento.
O trabalho com artesanato também faz parte da vida de Regina Tomoko. Ela produz peças variadas como bijouterias de papel e objetos decorativos com bolinhas de miçanga japonesa. Ela menciona a importância da Feira Agroecológica da UFPI em difundir ideias importantes de consumo consciente: "A gente enfatiza muito a reciclagem e o reaproveitamento das coisas. É um espaço importante pra divulgarmos nosso trabalho" diz ela. A arte que desenvolve é fruto do reuso de materiais e ressalta que conheceu o projeto por meio dos filhos, que são alunos de cursos de graduação da Universidade, assim como a própria Regina.
Regina Tomoko divulga seu trabalho na Feira UFPI desde 2019
Local de exposição das artesãs no SALIPI 2022
No SALIPI o espaço destinado à exposição do trabalho das artesãs da Feira UFPI fica localizado em frente ao Restaurante Universitário, funcionando todos os dias do evento a partir das 15 horas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.