Para fortalecer a integração regional de políticas públicas em torno da produção de alimentos saudáveis, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), lança, nesta quarta-feira (25), a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). A apresentação do evento – que ocorrerá em junho – será às 12h, no Palácio de Karnak e será conduzida pela governadora Regina Sousa.
A Fenafes é anunciada como a “Grande Festa da Colheita” e tem realização pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN (Unicafes) e as Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar do Nordeste. A iniciativa é da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, do qual o Piauí faz parte.
O objetivo da Feira é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas por todos os estados do Nordeste, em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE). O evento deve contar com a participação de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores, com um público visitante estimado de 10 mil pessoas. O Piauí levará para Natal representantes de 22 entidades e associações, uma caravana composta de 110 pessoas para apresentar a riqueza da agricultura familiar piauiense.
“Será uma grande oportunidade para os agricultores e agricultoras familiares de todo o Nordeste apresentarem e venderem seus produtos durante uma semana num espaço exclusivo. Teremos espaços para que os estados mostrem os produtos, experiências exitosas, palestras, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos. Tudo com o objetivo de mostrar que a agricultura familiar é rica e diversificada. O Piauí fará bonito, não temos dúvidas disso”, afirma Patrícia Vasconcelos, secretária da Agricultura Familiar.
A Câmara Temática da Agricultura Familiar busca articular pactos entre os entes, os nove estados consorciados, formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste enquanto ferramenta de gestão.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.