A governadora Regina Sousa se reuniu, na manhã desta terça-feira (17), com o economista Raul Velloso; o secretário de Governo, Antônio Neto; o presidente da Piauí Previdência, Ricardo Pontes, e representante da Secretaria do Planejamento e da Fundação Instituto de Administração, para discutir o projeto de lei, ainda a ser aprovado, sobre o déficit financeiro e atuarial da previdência do Estado.
“Nós estamos sempre em busca do equilíbrio fiscal do Estado e um dos principais problemas desse equilíbrio é o déficit previdenciário. Então, nós estamos discutindo com a governadora e dando sequência da discussão de um projeto de lei de equacionamento do déficit previdenciário e devemos apresentar ainda esse semestre à Assembleia Legislativa. Queremos concluir durante nosso mandato todo esse ciclo da parte previdenciária. Nós criamos, há 18 anos, o Fundo Previdência e implementamos diversas reformas necessárias para o equilíbrio fiscal e agora queremos deixar aqui pronto um plano de equacionamento previdenciário, informou o presidente do Instituto Piauí Previdência, Ricardo Pontes”.
O Instituto Piauí Previdência do Piauí tem implementado mudanças e novos projetos a fim de buscar o equilíbrio fiscal e trazer grandes mudanças benéficas também para a população do Estado.
“Esse projeto está visando atingir o equacionamento do déficit financeiro e atuarial da previdência do Estado, uma medida extremamente importante porque vai trazer o equilíbrio para as contas públicas, vai disponibilizar mais recursos para o Estado investir em áreas importantes, como saúde e educação. Enfim, vai permitir que o Estado tenha mais recursos disponíveis, pois, quando você equilibra as contas da Previdência, diminui esse déficit atuarial. Então, traz também uma grande tranquilidade para o servidor, pois é o futuro dele, os benefícios que ele vai receber no futuro estarão garantidos com essa reforma”, explicou Idelmar Silva, coordenador técnico da Fundação Instituto de Administração (FIA) contratada para esse estudo e projeto do equacionamento do déficit financeiro e atuarial da previdência do Estado do Piauí.
O economista Raul Velloso destacou que o problema previdenciário atinge todos os estados e que medidas precisam ser tomadas o mais breve possível. “Queremos, por meio desse projeto abrir espaço no orçamento público para o Estado poder investir em outras áreas. Hoje, o dinheiro que deveria ir para investimentos em saúde, infraestrutura, estradas, entre outros, está indo para financiar os déficits previdenciários. Nós precisamos encontrar uma solução para esses déficits para que o espaço fique aberto para investir em outras áreas e fazer o Brasil crescer”, destacou Raul.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.