Quem quiser votar nas eleições deste ano tem até esta quarta-feira, 4 de maio, para emitir a primeira via do título de eleitor ou regularizar a situação, em caso de pendência com a justiça eleitoral.
Termina o prazo também para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor, no caso de pessoas transsexuais e travestis.
A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível. O eleitor brasileiro que mora no exterior tem também o mesmo prazo.
Quem perder a data, perde também o direito de escolher presidente, governador, senador, deputado federal e estadual em outubro.
E é tudo muito fácil. É que, além da opção de ir ao cartório eleitoral, a pessoa pode fazer tudo pela internet, sem necessidade de sair de casa, no site tse.jus.br. Online é possível pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de títulos cancelados.
O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito.
De 5 de maio até o final da eleição, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor. O único procedimento permitido é a emissão da segunda via do documento, até dez dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro.
Para incentivar jovens de 16 e 17 a tirarem o título de eleitor, vários artistas nacionais, como Anitta e Zeca Pagodinho, e internacionais, como Mark Ruffalo e Leonardo Di Caprio, assim como fãs clubes, como de Ariana Grande e do grupo de K-Pop BTS fizeram campanhas. O TSE também lançou o Rolê das Eleições com esse objetivo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.