Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Notícias /

Política

12/07/2012 - 06h39

Compartilhe

12/07/2012 - 06h39

Transposição do São Francisco fracassa e consolida indústria da seca

Estima-se que os 4,5 bilhões previstos para a conclusão da obra já foram gastos e ela deverá consumir até 8,2 bilhões no total.

 Redação

 

Está provado que a obra de transposição do Rio São Francisco, não vai dar certo e que só vai ajudar a consolidar ainda mais a indústria da seca no Nordeste. Prevista para ser entregue este ano, a obra está com mais de 80% paralisada e muito longe de matar a sede dos flagelados do semiárido Nordeste.

No município Mauriti, no Ceará, depois do escândalo envolvendo a Construtora Delta, com o contraventor Carlinho Cachoeira, 315 operários que trabalhavam na obra de transposição, perderam o emprego e nos demais municípios nordestinos, já houve mais de mil demissões.

Estima-se que os 4,5 bilhões previstos para a conclusão da obra já foram gastos e ela deverá consumir até 8,2 bilhões no total. De acordo com o cronograma divulgado recentemente pelo o Ministério da Integração, a obra ficará pronta em 2016.

Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com um terço do custo da transposição, seria possível construir um grande sistema de abastecimento de água para atender a todo o Nordeste e abastecer todas as casas da região.

Assista ao vídeo sobre a transposição do Rio São Francisco, encaminhado para o piauisempreverde pelo ambientalista Leandro dos Santos Souza que fez um pouit-pourri crítico e histórico sobre o assunto.

Fonte: Piauí Sempre Verde

 

Redação

Comentários