Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/03/2022 - 08h21

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/03/2022 - 08h21

Greve dos Servidores do INSS atinge 70% das agências no Piauí, diz Sindicato

 

Servidores em greve em frente a Gerência Executiva da Previdência no Piauí

 Servidores em greve em frente a Gerência Executiva da Previdência no Piauí

"O primeiro dia de greve dos servidores federais em saúde e previdência no Piauí surpreendeu a direção do Sindicato. Isso devido ao grau de adesão que tivemos tanto na capital como no interior". Essa é a avaliação do presidente do Sintsprevs-PI, Antônio Machado, ao ressaltar que adesão paralisou 70% das agências do INSS no Piauí. 

"No geral se a gente pegar apenas as agências, a adesão já alcança 70% delas. Se a gente pegar os servidores das agências, aí a adesão já chega a 90%; principalmente nos maiores municípios, como, Teresina, Picos, Parnaíba e Campo Maior".

Balanço do Comando Nacional da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) aponta que a Greve Nacional dos Servidores Federais em Saúde e Previdência atinge 16 estados (BA – CE – ES – GO/TO – MA – MG – MS – PA – PE – PR – PI – RN – RS – SC e SP. Em mobilização os estados MT – RJ – AP – AM – RO – RR – AL – PB – SE e o DF). 

Antônio Machado disse que a greve atinge o trabalho presencial e o remoto. "Com isso começou a desencadear um grau de consciência muito grande dos servidores e servidoras capaz de aumentar a pressão sobre o governo para que as nossas reivindicações sejam atendidas. Outro fato positivo é que o Sindicato vem recebendo sugestões de servidores da base", ressalta.  

"Nos foi sugerido que se abra um leque de discussões na categoria sobre essa pirotecnia do governo feita para criminalizar servidores e servidoras quando da ocorrência de fraudes nos serviços previdenciários. A gente sabe que a grande maioria dos servidores e servidoras são vitimas de falsários. Agora, o sindicato não vai passar a mão na cabeça de ninguém, mais também não se pode criminalizar nenhum servidor que é obrigado a reconhecer todo tipo de documentação falsa, quando isso é impossível. Por isso qualquer investigação deve ser muito minuciosa".

A direção do Sintsprevs avalia que "a greve foi um sucesso nesse primeiro dia e que o movimento vai prosseguir com mais mobilização dos servidores e servidoras, com mais esclarecimentos dos motivos da paralisação ao povo e, sobretudo, aos usuários dos serviços públicos de saúde e previdência". 

A concentração dos servidores (as) em greve está acontecendo pela manhã em frente a Gerência Executiva da Previdência, localizada à rua Areolino de Abreu, no centro de Teresina.     

Comentários