Refrescante, docinha e cheia de nutrientes, a água de coco é uma importante aliada da saúde. Houve um tempo em que ela era consumida basicamente nas regiões litorâneas, mas isso mudou com a industrialização da bebida, a partir dos anos 2000. Desde então, é possível encontrá-la nos centros urbanos e até usá-la como ingrediente de receitas.
Porém, será que a água de coco em caixinha é tão benéfica quanto a in natura, extraída direto da fruta? E, afinal, por que devemos incorporá-la ao cardápio do dia a dia? O artigo de hoje traz as respostas para essas e outras dúvidas. Aproveite!
Benefícios da água de coco
A bebida é fonte de açúcares e minerais, sendo considerada um isotônico natural. Apesar disso, tem baixo teor calórico. Calcula-se que 100ml contenham, em média, 22kcal. Por conta dessa composição, os prováveis benefícios à saúde são pesquisados no mundo todo. Confira alguns deles:
1. Hidrata o corpo
A água de coco ajuda a repor líquidos, sendo bastante indicada em casos de diarreia, vômito e desidratação. Os minerais e aminoácidos presentes na bebida também fornecem a nutrição necessária, mas sem pesar demais na balança, devido à pouca concentração calórica.
2. Reposição hidroeletrolítica durante e após o exercício físico
Esse isotônico natural repõe os eletrólitos como potássio, magnésio e sódio, que são perdidos no suor do exercício. Inclusive, cientistas da Malásia concluíram que beber água de coco depois da atividade física é uma ótima opção. Os praticantes apresentam menos náusea e desconfortos estomacais, em comparação com quem ingere água pura ou bebidas esportivas.
3. Melhora da ressaca
Náusea e a dor de cabeça são efeitos desagradáveis para quem consome bebidas alcoólicas com frequência. É possível que ocorram por causa da desidratação. Nesse contexto, a água de coco ajuda a amenizar a ressaca, uma vez que possui um bom conteúdo nutricional, explica a Associação Brasileira de Nutrologia.
4. Evita cãibras
O potássio é abundante na água de coco. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, 100ml da bebida contém 162 mg do mineral.
5. Contribui para a redução da pressão arterial
O potássio também atua como vasodilatador, isto é, colabora para dilatar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo. Desse modo, o consumo de água de coco é benéfico para quem sofre de pressão alta. Num estudo publicado no National Center for Biotechnology Information do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, notou-se uma redução significativa da pressão arterial em 71% das pessoas que ingeriram a bebida.
Tipos de água de coco
Existem diversos tipos de água de coco industrializada disponíveis no mercado brasileiro. Elas até parecem iguais, só que apresentam níveis variados de açúcares, sódio e outras substâncias. Diante disso, é importante conhecer os diferentes modos de fabricação para saber qual é a variedade mais saudável.
A lista a seguir traz as descrições detalhadas, conforme diretrizes da Instrução Normativa Nº9/2020, do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA). Acompanhe:
Água de coco integral: é a parte líquida extraída do coco em seu estado natural, sem fermentação, diluição ou adição de substâncias.
Água de coco concentrada: é o produto submetido a um processo para concentração da água de coco integral, resultando em pelo menos 30% de conteúdo sólido.
Água de coco desidratada: nesse caso, a bebida passa por uma etapa de desidratação, perdendo no mínimo 95% da umidade.
Água de coco reconstituída: é o produto que utiliza água de coco desidratada ou concentrada como base. A esse composto, pode ser adicionada água potável, água de coco integral ou ambas, além de açúcares. O resultado é uma espécie de néctar de coco, mais doce que a bebida natural.
Água de coco padronizada: essa tem como base a água de coco integral, mas pode ser acrescida de água de coco concentrada, desidratada e açúcares. Desse modo, também será mais doce que a bebida in natura.
Formas de consumir água de coco
A água de coco é um ingrediente bastante versátil. Ela vai bem em vitaminas, sucos e smoothies, entre outros preparos saudáveis. Por ser naturalmente adocicada, também dispensa uma quantidade excessiva de açúcar, ajudando na dieta de muita gente.
Abaixo, você confere duas receitas refrescantes com o produto. O modo de preparo é bem simples: basta bater os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Veja só:
Smoothie de frutas vermelhas
1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas;
½ unidade de banana-prata madura congelada;
Fonte: Minha Saúde Proteste
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.