Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

14/03/2022 - 13h03

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

14/03/2022 - 13h03

Se precisar de atendimento de urgência em Teresina saiba para onde ir

São 17 estabelecimentos de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com 816 leitos nos hospitais e maternidades.

 

 

A população de Teresina conta com ampla rede de saúde 24 horas para atendimento de urgência e emergência em 17 estabelecimentos de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com 816 leitos nos hospitais e maternidades. São 10 hospitais distribuídos em todas as zonas da cidade, quatro maternidades, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A população de Teresina conta também com o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) que funciona no Centro e atende com consultas de 32 especialidades, realiza vários tipos de exames e oferece serviços específicos para diabéticos, fisioterapia, o Centro de Especialidades Odontológica entre outros serviços.

A Prefeitura de Teresina disponibiliza serviços com consultas, cirurgias, internações, exames, vacinas e distribuição de medicamentos para atender as necessidades da população. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destaca que os investimentos na área da saúde são para que a cidade ofereça serviços de qualidade. “A saúde é prioridade para garantir que a população seja atendida a qualquer hora do dia ou da noite e para que Teresina seja referência em saúde”, cita.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informa que os serviços de saúde são planejados e avaliados periodicamente. “Fazemos planejamento de ações e avaliações constantes para identificar todas as demandas da população na área da saúde seja nos hospitais ou na unidades básicas de saúde e definimos como melhorar o atendimento incluindo novos serviços. Por exemplo, nesse período de pandemia da Covid temos dois hospitais exclusivos para pacientes com síndromes gripais que são os dos bairros Monte Castelo e da Santa Maria da Codipi”, diz.


Locais de atendimento:

Zona Sul: Hospital de Urgência de Teresina (HUT), UPA do Promorar, Hospital e Maternidade do Promorar, Hospital Municipal da Criança (Parque Piauí), Hospital do bairro Monte Castelo.

Zona Norte: Hospital e Maternidade do Buenos Aires, Hospital da Primavera, Hospital Ozeas Sampaio (bairro Matadouro) e Hospital da Santa Maria da Codipi.

Zona Leste: UPA do Satélite, Hospital e Maternidade do Satélite.

Zona Sudeste: UPA do Renascença, Hospital do Dirceu II, Maternidade Prof. Wall Ferraz (Dirceu II).

Centro: O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, com atendimento por agendamento com consultas de 32 especialidades e com o Centro de Especialidade Odontologia (CEO), Centro de Atenção ao Diabético – CAD, distribuição de medicamentos especiais (Alzheimer, Parkinson), Programa de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs-Aids), hormônio de crescimento e puberdade precoce, colostomia e ostomia.

Comentários