A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça, nesta terça-feira (26), o processo de distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todas as regiões do Piauí. Serão enviadas 356.870 vacinas para primeiras e segundas doses (D1 e D2) e dose reforço (DR). O envio será via terrestre.
Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech, sendo 81.900 para primeira dose (D1), 80.730 para atender pessoas acima de 60 anos de idade e 84.240 para a segunda dose (D2) do esquema vacinal iniciado na 35ª remessa.
Serão distribuídas também 110.000 vacinas AstraZeneca/Fiocruz para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a D1 deste imunizante. Do montante, já foram distribuídas 31.615 doses para as Regionais de Teresina, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e Barras.
Os lotes da vacina Covid-19 que chegam ao Piauí são recebidas no aeroporto pela equipe do Centro de Distribuição Logístico da Sesapi, que armazena os imunizantes em câmaras frias. Esse time é o responsável por realizar a contagem e separação das doses de acordo com estimativas populacionais definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o Piauí adotou desde o início da campanha uma metodologia de distribuição das vacinas que vem dando certo. “Como recebemos vacinas duas, três vezes na semana, juntamos os lotes e enviamos para o interior em uma única remessa semanal”, declara. Segundo ela, isso facilita a programação dos municípios, que são responsáveis por pegar os imunizantes nas Regionais de Saúde instaladas nos municípios polos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.