Um novo equipamento de videomonitoramento (totem), em fase de teste e autorizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), foi instalado na avenida Miguel Rosa, zona Norte de Teresina, para melhorar a segurança do trânsito da capital.
O totem utiliza câmeras com alta qualidade e terá função educativa e preventiva. O aparelho mede aproximadamente quatro metros de altura e está no cruzamento com a rua Quintino Bocaiuva e Miguel Rosa.
O aparelho é um posto avançado de videomonitoramento, que está em fase de teste e foi instalado pela empresa IT Tecnologia e Informação, a ITT NET. A STRANS esclarece que o equipamento não tem o objetivo de multar.
“O totem não é um radar fixo, mas sim, um equipamento que propiciará mais qualidade ao trânsito, pois servirá como meio de prevenção e educação”, esclareceu o superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa.
O equipamento possibilita o reconhecimento facial a longas distâncias e é composto por câmeras capazes de identificar placas de veículos em até 80 km. Além do reconhecimento facial, o totem será um aliado para os condutores que se envolvam em ocorrências.
“O totem dispõe de um botão do pânico, que pode ser acionado para atendimento em casos de acidentes de trânsito e assaltos”, disse.
A STRANS ressalta que o equipamento não é um radar fixo e não tem o objetivo de aplicar multas ou infrações, e está em fase de teste para possíveis futuras instalações.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.