Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

23/09/2021 - 08h43

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

23/09/2021 - 08h43

Agricultores produzem em horta comunitária implantada em escola estadual

Ao todo, 14 famílias produzem na horta da escola, em Santo Antônio dos Milagres.

 

 

Em Santo Antônio dos Milagres, região do Médio Parnaíba Piauiense, a 120 quilômetros de Teresina, a atuação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) tem gerado renda para famílias de agricultores que cultivam hortaliças orgânicas em um espaço da Unidade Escolar Deputado Alberto de Moura Monteiro. Esta é uma das ações possíveis graças ao termo cooperação, firmado entre o instituto e a gestão municipal.

Um técnico do Emater-PI tem prestado assistência, semanalmente, às famílias agricultoras, que já escoem a produção para os municípios vizinhos.
Outros 52 municípios também já firmaram parceria com o Emater-PI, reforçando, assim, a atuação do órgão nas cidades, contribuindo para a melhoria da produção e, consequentemente, para o aumento da renda das famílias atendidas.

Nessa quarta-feira (22), o diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, acompanhou o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, que esteve no município para, entre outras atividades, conhecer a horta comunitária implantada na escola com o apoio do Emater-PI.
“Essa é uma grande preocupação e o propósito do PRO Piauí em gerar alternativas de emprego e renda permanentes para a população com opções como essa, que tem a assistência técnica do Emater, em uma área do Estado e com o apoio do município. Aqui já temos famílias produzindo e vendendo para outras cidades, isso gera desenvolvimento econômico para as cidades do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.

O diretor-geral do Emater-PI destacou a importância das parcerias com as gestões municipais na execução de propostas como a de Santo Antônio dos Milagres.

“Este projeto é um exemplo simbólico do termo de cooperação técnica entre o Emater e o município de Santo Antônio dos Milagres que está gerando renda para as famílias, que já estão vendendo no município e nas cidades vizinhas. Através deste termo, nós já conseguimos elaborar 15 projetos de arranjos produtivos locais, especialmente na área da caprinocultura, galinha caipira e suinocultura, em um total de R$ 250 mil em análise na Piauí Fomento, para gerar mais renda para as famílias, melhorar o IDH dos municípios e ter alimentação saudável para a população”, afirmou Francisco Guedes.

O prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Paulo Cazimiro, destacou a importância da parceria com o Emater para os agricultores familiares do município.

“Hoje, a gestão é em parceria com o Emater, através do termo de cooperação, com a assistência que o instituto tem dado a essas pessoas que estão todos os dias na labuta, fazendo com que tenham renda. Nós só temos a agradecer”, destacou o prefeito Paulo Cazimiro.

Comentários