Para enganar e ou iludir os consumidores em relação ao aumento da inflação, muitos empresários para não revelar que o produto ficou mais caro, trazem menos unidades ou reduzem pesos ou medidas menores do que antes.
O fenômeno é conhecido em inglês como "shrinkflation" e pode ser traduzido como "reduflação". É uma estratégia comercial das marcas: diminuir o produto para não aumentar o preço. Na prática, fica mais caro para o consumidor, porque ele está comprando menos quantidade com o mesmo dinheiro.
Brasileiros, que convivem com inflação acumulada de 9,68% em 12 meses, têm reclamado de produtos cada vez menores. A caixa de ovos que não vem mais com uma dúzia, chocolates e biscoitos que encolheram, o sabão em pó que dura menos. São vários exemplos.
O peso da barra de chocolate e da caixa de bombom é um dos casos que mais geram comentários nas redes sociais. O consumidor percebeu que algumas marcas populares estão vendendo embalagens cada vez menores.
"Sou do tempo que a barra de chocolate Nestle era de 200 gramas. Está cada dia menor e não vejo redução equivalente no preço. Daqui a pouco a barra de chocolate virá na embalagem da Gillete", afirma a consumidora Mara Selma.
Por lei, as empresas têm obrigação de avisar na embalagem quando houver uma redução. Mas órgãos de defesa do consumidor dizem que nem sempre esse aviso é claro o suficiente. Em alguns estados, se o aviso for muito pequeno, o consumidor pode pedir o dinheiro de volta.
O fenômeno é conhecido em inglês como "shrinkflation" e pode ser traduzido como "reduflação". É uma estratégia comercial das marcas: diminuir o produto para não aumentar o preço. Na prática, fica mais caro para o consumidor, porque ele está comprando menos quantidade com o mesmo dinheiro.
Brasileiros, que convivem com inflação acumulada de 9,68% em 12 meses, têm reclamado de produtos cada vez menores. A caixa de ovos que não vem mais com uma dúzia, chocolates e biscoitos que encolheram, o sabão em pó que dura menos. São vários exemplos.
O peso da barra de chocolate e da caixa de bombom é um dos casos que mais geram comentários nas redes sociais. O consumidor percebeu que algumas marcas populares estão vendendo embalagens cada vez menores.
"Sou do tempo que a barra de chocolate Nestle era de 200 gramas. Está cada dia menor e não vejo redução equivalente no preço. Daqui a pouco a barra de chocolate virá na embalagem da Gillete", afirma a consumidora Mara Selma.
Por lei, as empresas têm obrigação de avisar na embalagem quando houver uma redução. Mas órgãos de defesa do consumidor dizem que nem sempre esse aviso é claro o suficiente. Em alguns estados, se o aviso for muito pequeno, o consumidor pode pedir o dinheiro de volta.
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