Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 16 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

01/07/2021 - 10h03

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

01/07/2021 - 10h03

UESPI discute Impacto das plantas medicinais e a relação do consumo pela população

A palestra foi ministrada pelo doutorando em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, José Rafael da Silva Araújo.

 

 

‘’Queremos ter certeza que elas são realmente seguras para a população utilizar’’ disse o doutorando em genética, José Rafael, no I Ciclo de Palestras On-line da Biologia, que teve início na terça-feira com transmissão ao vivo pelo canal do centro acadêmico de biologia (ciências biológicas) da Universidade Estadual do Piauí, do campus Torquato Neto.

O estudante Breno Carvalho, presidente do Centro Acadêmico de biologia (CABIO), fez a abertura do evento e comentou da importância de momentos como esse para o curso. ‘”Esse é o primeiro Ciclo de Palestras que realizamos no curso, estamos muito felizes e realizados. A universidade sempre me proporcionou os melhores momentos da minha vida.’’

A palestra teve como tema ‘’O Ensaio de micronúcleo in vitro como ferramenta de avaliação de potencial genotóxico de plantas medicinais’’ e foi ministrada pelo doutorando em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, José Rafael da Silva Araújo, que também egresso da UESPI.

O Reitor, profe. Evandro Alberto, também elogiou a ação dos alunos, professores e coordenadora do curso e destacou a presença de egresso em eventos desse nível.

O evento contou com a presença do reitor prof. Dr. Evandro Alberto, diretor do Centro de Ciências da Natureza, Prof. Dr. Manoel Gabriel Rodrigues, a coordenadora do curso de bacharelado em Ciências Biológica e a Profª. Drª. Maria de Fátima Veras Araújo e a Profª. Drª Franciele Aline Martins que faz parte da comissão organizadora do evento.

“Gostaria de destacar que esse é o primeiro Ciclo de Palestra on-line da biologia do Campus da UESPI de Teresina, e o a hora de receber o nosso palestrante, José Rafael, que é egresso do curso de ciências biológicas, a minha admiração é enorme por ver meus alunos se destacando, José Rafael é exemplo de dedicação e compromisso, após sair da UESPI já foi direto para o mestrado e agora já está no doutorado e segue se destacando, tanto na academia quanto profissionalmente na área da biologia, um exemplo para o nosso curso’’ contou a Profª Drª. Maria de Fátima Veras.


A Coordenadora do curso explica que o tema da palestra, ‘’O Ensaio de micronúcleo in vitro como ferramenta de avaliação de potencial genotóxico de plantas medicinais’’ é de extrema relevância e importância pois as plantas medicinais têm sido usadas constantemente com o objetivo de auxiliar ou substituir as terapias convencionais no tratamento de diversas doenças, sendo assim, o trabalho do José Rafael ser tão necessário para contribuir com esses conhecimentos sobre as plantas medicinais.

O  reitor também comentou sobre a importância de eventos que destaquem o trabalho de egressos da Universidade estadual do Piauí com pesquisas que tanto contribuem com a sociedade em geral. ‘’Sempre fico entusiasmado quando vejo a nossa UESPI sendo destaque, esse evento demonstra ainda as habilidades de reinvenção dos nossos docentes e discentes diante da realidade que a pandemia nos impôs, esse evento engrandece muito o curso e reforçar o quanto o estudo da biologia é de extrema importância para entender o nosso ecossistema, para tudo nós precisamos buscar uma relação com a biologia, o meio, a natureza, a biologia é uma área que nos dá um norte’’ explicou Evandro Alberto.

A professora Franciele Aline Martins, uma das organizadoras do evento conta que eventos assim servem de incentivo para toda a nossa comunidade uespiana, e tem como principal objetivo mostrar o que é feito dentro do muros da UESPI, mostrar para a população, sensibilizar as pessoas e mostrar que a universidade vai muito além do ensino, que existem extensão e muitas pesquisas, e reforçar a valorização do papel das instituições de ensino: ‘’não somos só professores, somos extensionistas, pesquisadores e várias coisas a mais, é essencial valorizar isso’’.

O palestrante, José Rafael contou que é um privilégio apresentar para a comunidade acadêmica os conhecimentos adquiridos ao longo da sua trajetória com a biologia. “As plantas medicinais são constantemente utilizadas para tratamentos, atualmente o grupo de pesquisa da qual eu faço parte faz está realizando avaliação das propriedades toxicológicas das plantas, mas também temos uma colaboração com as equipes de pesquisa que fazem o levantamento etnobotânico dessas plantas e posteriormente a gente avalia se a forma como as pessoas utilizam as plantas medicinais são seguras para serem consumidas, como eu abordo na palestra, essas plantas podem ter propriedades toxicológicos e é exatamente isso que avaliamos, queremos ter certeza que elas são realmente seguras para a população utilizar’’ explicou o pesquisador.

Comentários