Imagine uma sala de aula no Tiktok, em que o estudante aprende sobre os impactos ambientais, reciclagem, consumo consciente e sustentabilidade. Este ambiente totalmente novo pode parecer estranho à primeira vista, mas foi assim que a gestão pedagógica do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Joca Vieira, situada na zona Leste de Teresina, ampliou a participação dos estudantes nas atividades escolares.
O aumento no engajamento dos estudantes é resultado da I Gincana Virtual do Ceti, voltado ao 1º Ano do Ensino Médio, e traz como temática “Meio Ambiente: Reconectando às pessoas à Natureza” com conteúdo compartilhado por eles nas redes sociais Tiktok e Instagram.
Entre os dias 14 e 28 de junho, eles formaram as equipes: Os Elementares; Ambiente e Vida; Black Panther e Mãe Natureza, escolheram um mascote e criaram até grito de guerra para ser divulgado na página da rede social da competição estudantil, como destaca a coordenadora pedagógica do Ceti, Regivane Ferreira.
“Estamos no período em que optamos por atividades lúdicas para, em paralelo à questão do conhecimento, estimular os nossos alunos a estarem mais envolvidos no período remoto, pois este momento de pandemia exige um olhar diferenciado aos alunos. O nosso objetivo é utilizar as redes sociais como ferramenta de aprendizagem e, para isso, o aluno a utilizará para demonstrar atividades e atitudes que visam à conservação do meio ambiente”, detalhou a coordenadora.
Entre as atividades as quais os alunos devem desenvolver estão ações coletivas como a formação de grupos, incluindo a criação do nome, grito de guerra e um mascote que representa sua equipe; gravação de Tiktok com vídeos devem abordar os temas propostos, entre outras.
Estímulo à criatividade
Para além da avaliação por pontuação, objeto de desejo dos estudantes, a coordenação pedagógica do Ceti prevê o estímulo à criatividade dos estudantes durante as atividades propostas na Gincana Virtual. Os estudantes deverão ser inventivos nas provas de criação do Produto Reciclado, que consiste na produção de um objeto (brinquedo, maquete escolar, roupa) com o uso de material reciclado;
Eles devem ainda produzir uma receita orgânica, em que devem utilizar sobras de alimentos, como as cascas, para produzir uma receita e na Produção Artística com a criação de paródia (música), um poema ou cordel dedicados ao tema: “Importância do meio ambiente para a vida”.
As atividades finalizam com a Disputa On-line no dia 28 de junho, com perguntas e respostas, utilizando a ferramenta Kahoot. A avaliação acontecerá por meio da pontuação detalhada nos desafios propostos.
Regivane Ferreira aponta que, mesmo antes do término da gincana, é possível perceber o aumento no interesse dos estudantes em participar de todas as atividades do ensino remoto. “Nossos alunos vêm se envolvendo mais com as atividades lúdicas da escola, principalmente nesse momento de pandemia. Isso reflete positivamente nos resultados de aprendizagem, nas notas e desempenho, na frequência e participação nas atividades. Eles precisam, neste momento, que a escola seja ativa para que realmente tenham a vontade de participar das aulas e na forma remota eles precisam de algo a mais para estimulá-los”, disse a coordenadora.
O aumento no engajamento dos estudantes é resultado da I Gincana Virtual do Ceti, voltado ao 1º Ano do Ensino Médio, e traz como temática “Meio Ambiente: Reconectando às pessoas à Natureza” com conteúdo compartilhado por eles nas redes sociais Tiktok e Instagram.
Entre os dias 14 e 28 de junho, eles formaram as equipes: Os Elementares; Ambiente e Vida; Black Panther e Mãe Natureza, escolheram um mascote e criaram até grito de guerra para ser divulgado na página da rede social da competição estudantil, como destaca a coordenadora pedagógica do Ceti, Regivane Ferreira.
“Estamos no período em que optamos por atividades lúdicas para, em paralelo à questão do conhecimento, estimular os nossos alunos a estarem mais envolvidos no período remoto, pois este momento de pandemia exige um olhar diferenciado aos alunos. O nosso objetivo é utilizar as redes sociais como ferramenta de aprendizagem e, para isso, o aluno a utilizará para demonstrar atividades e atitudes que visam à conservação do meio ambiente”, detalhou a coordenadora.
Entre as atividades as quais os alunos devem desenvolver estão ações coletivas como a formação de grupos, incluindo a criação do nome, grito de guerra e um mascote que representa sua equipe; gravação de Tiktok com vídeos devem abordar os temas propostos, entre outras.
Estímulo à criatividade
Para além da avaliação por pontuação, objeto de desejo dos estudantes, a coordenação pedagógica do Ceti prevê o estímulo à criatividade dos estudantes durante as atividades propostas na Gincana Virtual. Os estudantes deverão ser inventivos nas provas de criação do Produto Reciclado, que consiste na produção de um objeto (brinquedo, maquete escolar, roupa) com o uso de material reciclado;
Eles devem ainda produzir uma receita orgânica, em que devem utilizar sobras de alimentos, como as cascas, para produzir uma receita e na Produção Artística com a criação de paródia (música), um poema ou cordel dedicados ao tema: “Importância do meio ambiente para a vida”.
As atividades finalizam com a Disputa On-line no dia 28 de junho, com perguntas e respostas, utilizando a ferramenta Kahoot. A avaliação acontecerá por meio da pontuação detalhada nos desafios propostos.
Regivane Ferreira aponta que, mesmo antes do término da gincana, é possível perceber o aumento no interesse dos estudantes em participar de todas as atividades do ensino remoto. “Nossos alunos vêm se envolvendo mais com as atividades lúdicas da escola, principalmente nesse momento de pandemia. Isso reflete positivamente nos resultados de aprendizagem, nas notas e desempenho, na frequência e participação nas atividades. Eles precisam, neste momento, que a escola seja ativa para que realmente tenham a vontade de participar das aulas e na forma remota eles precisam de algo a mais para estimulá-los”, disse a coordenadora.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.