Para o Piauí, ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.
A entrega dos veículos é fruto do trabalho integrado entre o Ministério da Educação e a bancada federal do Piauí. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via bancada federal do estado. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do Governo do Piauí.
É um momento muito importante nessa integração do Ministério da Educação, recursos liberados pelo governo federal integrados com emendas colocadas pela bancada federal. Isso contribui para o melhor atendimento de estudantes, com um transporte adequado e com maior qualidade, isso vai ser muito importante para todas as regiões do Piauí que serão contempladas”, ressaltou Wellington.
A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo reduzir a evasão escolar, por meio de acesso diário aos meios de transportes. O programa prevê uma frota de ônibus escolares padronizada, com estrutura de acessibilidade, no qual 139 municípios contemplados no programa.
O ministro Milton Ribeiro reiterou o esforço da bancada federal do Piauí. “A entrega de ônibus tem a ver com uma coisa só, acreditamos no futuro, esses ônibus vão servir para trazer os nossos filhos para as escolas. Essa pandemia vai passar e teremos a alegria de vê-los dentro dos ônibus indo em segurança para as escolas. A entrega desses ônibus hoje é fruto do esforço da bancada do Piauí”, disse o gestor. Ele citou ainda que as escolas, as quadras e creches são prioridades de investimento no Piauí para alavancar a educação básica do Brasil.
Municípios contemplados:
Brejo do Piauí, Ribeira do Piauí, Parnaíba, Corrente, São Miguel do Tapuio, Cocal dos Alves, São Julião, União, Aroazes, Bom Jesus, Miguel Alves, Parnaguá, Dom Inocêncio, Itainópolis, Arraial, Betânia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sebastião Barros, Bonfim do Piauí, Rio Grande do Piauí, Avelino Lopes, Esperantina, Capitão de Campos, Bom Jesus, Parnaíba, Simplício Mendes, Joaquim Pires, Miguel Alves, Cristalândia, Luzilândia, Cocal, Batalha.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.