Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/03/2021 - 08h56

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/03/2021 - 08h56

Expansão da internet móvel em Teresina barra em restrições e burocracia, diz estudo

Dificuldade de implantação de ERBs faz capital amargar 83ª posição no ranking de cidades amigas da internet.

 

 

Um estudo da empresa Teleco, que presta consultoria em telecomunicação em nível nacional, apontou que a burocracia, o custo e restrições legais existentes em Teresina dificultam a expansão da internet móvel na cidade. Segundo o Ranking Cidades Amigas da Internet 2020, elaborado pela Teleco, Teresina amargou a 83ª posição entre os cem municípios mais populosos do Brasil.
 
O levantamento lista as cidades que mais estimulam a oferta de serviços por meio da internet, com políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação da infraestrutura necessária à expansão dos serviços.

Para compor o ranking, a empresa avalia as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs, as antenas de celular, espalhadas por vários pontos da cidade) e redes (subterrâneas ou aéreas) nos municípios. O penúltimo foi o item que levou Teresina a amargar um resultado longe dos primeiros lugares. E ele é o ponto mais relevante da avaliação.
 
No item de implantação de Estações de Rádio Base, a capital do Piauí obteve a nota de 1,86, bem menos que os 4,22 de São José dos Campos, primeira colocada no ranking. Neste caso, são analisados, entre outros pontos, exigências definidas para documentos necessários à aprovação da instalação da ERB, processo de licenciamento informatizado, com consultas e acompanhamento via web, centralização dos procedimentos administrativos, etc (veja no final do texto os gargalos encontrados em Teresina segundo as operadoras).

Apesar de estar 83ª posição, Teresina também viu grandes cidades ficarem mal avaliadas no ranking, como Belo Horizonte (92ª), São Paulo (98ª) e Brasília (100ª, última colocada). Isso acontece porque a maioria dos municípios brasileiros possuem leis locais que dificultam a instalação das antenas.
 
Para resolver o problema, foi aprovada em 2015 a Lei Geral das Antenas, que, entre outras mudanças, dá autorização automática para instalação de infraestrutura de telecomunicações em até 60 dias caso não haja manifestação por parte de órgãos ou entidades municipais. Isso deve acelerar licenciamento de infraestrutura para telecomunicações. A Lei Geral das Antenas só foi regulamentada no segundo semestre de 2020, após decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Marcelo Eulálio, informou ao Piauí Negócios que a Prefeitura está analisando os principais entraves em relação à legislação municipal para ver a melhor forma de resolvê-los.

A importância da internet para o desenvolvimento de negócios é indiscutível. Nos dias de hoje, é praticamente impensável abrir uma empresa que não utilize esta tecnologia em qualquer um dos seus processos – seja na compra e venda de produtos e serviços, relacionamento com clientes, estratégias de comunicação ou até mesmo com sistemas informatizados de controle e gestão.
 
Fonte: Piauí Negócios
 

Comentários