Além da duplicação e restauração dos 9,67 quilômetros da rodovia na saída de Teresina, em direção ao norte do estado, a obra também recebe um sistema de drenagem de água com a instalação de aduelas, que ficarão embaixo da pista para canalizar e permitir a passagem das águas, evitando alagamentos comuns no período chuvoso.
A obra está entrando agora em uma parte muito complexa, que são as pontes que permitem a passagem dos riachos e córregos, onde, no período chuvoso, passa um grande volume de água, que já provocou problemas e agora temos uma solução definitiva. Na verdade, são grandes pontes, tecnicamente aduelas, que garantem as condições de que essa água que acumulava, agora tenha uma passagem. Tudo está sendo trabalhado para que o alargamento da BR-343 transcorra como planejado. Estamos fazendo também a parte de iluminação, paisagismo, sinalização, tudo isso vai melhorar a qualidade da mobilidade nessa saída de Teresina. O objetivo é entregarmos a rodovia duplicada ainda neste semestre, por volta do mês de junho”, afirmou Wellington Dias.
A obra recebe investimento na ordem de R$ 45 milhões, garantida pelo maior programa de investimentos do Piauí, o PRO Piauí. “Essa duplicação da BR-343 na saída de Teresina para Altos é uma das obras mais importantes do PRO Piauí, na qual R$ 45 milhões estão sendo aplicados pelo Governo do Estado, por meio do PROInvest. Já tem mais de dois terços da obra paga e executada e previsão de conclusão ainda no primeiro semestre de 2021. Já estamos na parte da drenagem, são quatro aduelas, passagens de água por baixo da pista que estão sendo executadas pela construtora e pelo DER, portanto, essa grande obra possibilitará melhor qualidade de vida para a população de Teresina e do norte do estado, maior celeridade, segurança nesse tráfego”, destacou o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.
O engenheiro responsável pela obra, Osvaldo Couto, explicou que ela foi dividida em três seguimentos, dos quais dois já estão prontos. “A duplicação tem a extensão de quase 10 quilômetros, no qual dividimos em três seguimentos: o seguimento um está pronto; o seguimento dois é esse que estamos trabalhando; e o seguimento três também já está pronto, faltando apenas alguns acabamentos. Estamos concluindo a parte da drenagem, ao mesmo tempo será feita a parte de obra de terra e pavimentação para deixar as duas pistas de fato duplicadas 100% ao longo da extensão total”, disse Couto.
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