O papa Francisco denunciou as desigualdades e o "vírus do individualismo" em sua nova encíclica, com o título "Fratelli tutti" (Todos irmãos) e divulgada neste domingo, 04/10, na qual pede o fim "do dogma neoliberal" e defende a fraternidade "com atos e não apenas com palavras".
Em um momento do texto, falando sobre como diferentes culturas devem conviver, Francisco fez referência à canção "Samba da Bênção", de Vinicius de Moraes: "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida".
Segundo o papa, devemos incentivar a cultura do encontro, em que todos podem aprender algo e na qual ninguém é inútil. "Isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas tem outro ponto de vista, vê aspetos da realidade que não se descobrem a partir dos centros de poder onde se tomam as decisões mais determinantes."
Temas sociais
Em sua terceira encíclica, de 84 páginas, o pontífice argentino retomou os temas sociais abordados ao longo de sete anos e meio de pontificado e reflete sobre um mundo afetado pelas consequências da pandemia de coronavírus.
No documento, escrito em espanhol e que permanecerá com o título em italiano em todos os idiomas, Francisco condenou o "dogma neoliberal", um "pensamento pobre, repetitivo, que propõe sempre as mesmas receitas diante de qualquer desafio que se apresente".
"A especulação financeira com o lucro fácil como objetivo fundamental continua provocando estragos", advertiu, antes de acrescentar que "o vírus do individualismo radical é o vírus mais difícil de derrotar".
"É possível aceitar o desafio de sonhar e pensar em outra humanidade. É possível desejar um planeta que assegure terra, teto e trabalho para todos", destacou o pontífice, um pedido que fez em várias oportunidades durante suas viagens aos países mais pobres e esquecidos.
Um mundo fechado
O Papa Francisco reivindicou o direito de todo ser humano de viver "com dignidade e desenvolver-se plenamente" e recordou que a pandemia evidenciou a incapacidade dos dirigentes de atuar em conjunto em um mundo falsamente globalizado.
"A fragilidade dos sistemas mundiais diante das pandemias evidenciou que nem tudo se resolve com a liberdade de mercado", completou.
"Vimos o que aconteceu com as pessoas mais velhas em alguns lugares do mundo por causa do coronavírus. Não tinham que morrer assim (...) cruelmente descartados", lamentou o pontífice.
Em sua encíclica mais social, depois de reiterar sua oposição à "cultura dos muros", Francisco pediu uma nova ética nas relações internacionais.
"Uma sociedade fraternal será aquela que conseguir promover a educação para o diálogo com o objetivo de derrotar o 'vírus do individualismo radical' e permitir que todos deem o melhor de si mesmos".
Reforma da ONU, oposição à pena de morte
"O mundo de hoje é, em sua maioria, um mundo surdo", escreveu o papa, que também defende a reforma estrutural da Organização das Nações Unidas, reitera a total oposição da Igreja à pena de morte e comenta a questão da dívida externa dos países que "deve ser paga, mas sem prejuízo ao crescimento e subsistência dos países mais pobres".
"Hoje afirmamos com clareza que a pena de morte é inadmissível e a Igreja se compromete com determinação para propor que seja abolida em todo o mundo."
No documento, o pontífice também pede o diálogo e defende novos caminhos para alcançar a reconciliação entre os povos.
"Não é possível decretar uma 'reconciliação geral' com a pretensão de fechar por decreto as feridas ou cobrir as injustiças com um manto de esquecimento", ressaltou Francisco, que cita o Holocausto, os bombardeios em Hiroshima e Nagasaki, a perseguições, o tráfico de escravos e os massacres étnicos.
"Esta encíclica representa a síntese de seu pontificado e a apresentou sozinho, sem estar acompanhado por outras autoridades da Igreja, porque é o símbolo de sua autoridade", comentou o vaticanista Filippo di Giacomo ao canal italiano RaiNews24.
No texto, o papa afirma que "muitos ateus cumprem melhor a vontade de Deus que muitos crentes", em uma espécie de advertência aos muitos políticos de todos os continentes que se sentem "autorizados por sua fé a apoiar diversas formas de nacionalismos fechados e violentos, atitudes xenófobas, desprezos ou inclusive maus-tratos aos que são diferentes."
"Com esta encíclica o papa argentino toma posições claras", declarou Carlo Petrini, fundador do movimento internacional Slow Food, ex-comunista, ecologista e autor de um livro sobre seus diálogos com o papa sobre a ecologia integral.
*com informações da agência France Press
Em um momento do texto, falando sobre como diferentes culturas devem conviver, Francisco fez referência à canção "Samba da Bênção", de Vinicius de Moraes: "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida".
Segundo o papa, devemos incentivar a cultura do encontro, em que todos podem aprender algo e na qual ninguém é inútil. "Isto implica incluir as periferias. Quem vive nelas tem outro ponto de vista, vê aspetos da realidade que não se descobrem a partir dos centros de poder onde se tomam as decisões mais determinantes."
Temas sociais
Em sua terceira encíclica, de 84 páginas, o pontífice argentino retomou os temas sociais abordados ao longo de sete anos e meio de pontificado e reflete sobre um mundo afetado pelas consequências da pandemia de coronavírus.
No documento, escrito em espanhol e que permanecerá com o título em italiano em todos os idiomas, Francisco condenou o "dogma neoliberal", um "pensamento pobre, repetitivo, que propõe sempre as mesmas receitas diante de qualquer desafio que se apresente".
"A especulação financeira com o lucro fácil como objetivo fundamental continua provocando estragos", advertiu, antes de acrescentar que "o vírus do individualismo radical é o vírus mais difícil de derrotar".
"É possível aceitar o desafio de sonhar e pensar em outra humanidade. É possível desejar um planeta que assegure terra, teto e trabalho para todos", destacou o pontífice, um pedido que fez em várias oportunidades durante suas viagens aos países mais pobres e esquecidos.
Um mundo fechado
O Papa Francisco reivindicou o direito de todo ser humano de viver "com dignidade e desenvolver-se plenamente" e recordou que a pandemia evidenciou a incapacidade dos dirigentes de atuar em conjunto em um mundo falsamente globalizado.
"A fragilidade dos sistemas mundiais diante das pandemias evidenciou que nem tudo se resolve com a liberdade de mercado", completou.
"Vimos o que aconteceu com as pessoas mais velhas em alguns lugares do mundo por causa do coronavírus. Não tinham que morrer assim (...) cruelmente descartados", lamentou o pontífice.
Em sua encíclica mais social, depois de reiterar sua oposição à "cultura dos muros", Francisco pediu uma nova ética nas relações internacionais.
"Uma sociedade fraternal será aquela que conseguir promover a educação para o diálogo com o objetivo de derrotar o 'vírus do individualismo radical' e permitir que todos deem o melhor de si mesmos".
Reforma da ONU, oposição à pena de morte
"O mundo de hoje é, em sua maioria, um mundo surdo", escreveu o papa, que também defende a reforma estrutural da Organização das Nações Unidas, reitera a total oposição da Igreja à pena de morte e comenta a questão da dívida externa dos países que "deve ser paga, mas sem prejuízo ao crescimento e subsistência dos países mais pobres".
"Hoje afirmamos com clareza que a pena de morte é inadmissível e a Igreja se compromete com determinação para propor que seja abolida em todo o mundo."
No documento, o pontífice também pede o diálogo e defende novos caminhos para alcançar a reconciliação entre os povos.
"Não é possível decretar uma 'reconciliação geral' com a pretensão de fechar por decreto as feridas ou cobrir as injustiças com um manto de esquecimento", ressaltou Francisco, que cita o Holocausto, os bombardeios em Hiroshima e Nagasaki, a perseguições, o tráfico de escravos e os massacres étnicos.
"Esta encíclica representa a síntese de seu pontificado e a apresentou sozinho, sem estar acompanhado por outras autoridades da Igreja, porque é o símbolo de sua autoridade", comentou o vaticanista Filippo di Giacomo ao canal italiano RaiNews24.
No texto, o papa afirma que "muitos ateus cumprem melhor a vontade de Deus que muitos crentes", em uma espécie de advertência aos muitos políticos de todos os continentes que se sentem "autorizados por sua fé a apoiar diversas formas de nacionalismos fechados e violentos, atitudes xenófobas, desprezos ou inclusive maus-tratos aos que são diferentes."
"Com esta encíclica o papa argentino toma posições claras", declarou Carlo Petrini, fundador do movimento internacional Slow Food, ex-comunista, ecologista e autor de um livro sobre seus diálogos com o papa sobre a ecologia integral.
*com informações da agência France Press
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