Desde junho de 2019, a equipe do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) trabalha diariamente na (re)construção do currículo do Piauí para a etapa do Ensino Médio, um divisor de águas na Educação do Estado. Mesmo ocorrendo por meio virtual, devido a pandemia do novo coronavírus, a construção do currículo avança a passos largos e deve estar pronto para consulta pública em breve.
Para que o Novo Ensino Médio seja implantado nas escolas, é necessária a reconstrução do currículo existente, com vistas a atender às escolhas dos estudantes. Assim, o Novo Ensino Médio permite que os estudantes cumpram uma carga horária de 1.800 horas, correspondente à Formação Geral (comum a todos) e uma parte flexível de 1.200 horas, correspondente aos itinerários formativos. Essa parte flexível é de escolha dos estudantes, conforme a oferta de sua rede.
O Ministério da Educação criou um programa específico para cuidar dessa escrita, o ProBNCC. Com isso, cada secretaria constitui uma equipe, conforme orientações do programa. A equipe é composta por coordenador estadual, coordenador de etapa, coordenadores de área (um por área de conhecimento), redatores (18 ao todo) e articuladores (dois para os itinerários e um do Conselho Estadual de Educação).
A coordenadora de Etapa ProBNCC do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Elenice Nery, revela que a equipe está em fase final de escrita e que o processo de leitura crítica da Formação Geral Básica e das trilhas de aprendizagem já iniciou com os pareceristas locais.
“Na próxima semana, o material será enviado ao Instituto Reúna, que lançará um olhar externo sobre nossa proposta. A partir desses olhares, a equipe fará a sistematização das contribuições e os ajustes necessários. Ambas as leituras têm previsão de término no final da 1ª quinzena de setembro. Até lá, o foco da equipe é estudo e escrita de Projeto de vida, eletivas e o Itinerário de Educação Profissional e Técnica. Estamos muito felizes com esse avanço e adiantamos que, brevemente, teremos a primeira versão do currículo pronta para consulta pública”, enfatiza a coordenadora.
O papel dos pareceristas locais é fundamental para esse processo. Essa equipe é composta por redatores do currículo da etapa anterior, professores de IES (UFPI e Uespi), representantes de escolas públicas e privadas e acadêmicos da Academia Piauiense de Letras. O trabalho dos pareceristas iniciou dia 19 de agosto e a primeira entrega está prevista para 04 de setembro.
“Criamos um guia de orientação para a leitura e fizemos um encontro virtual para explicar todo o processo e passar os encaminhamentos aos pareceristas. Esse 20 notáveis da educação serão responsáveis por analisar se o currículo atende ao proposto pelas definições nacionais, tanto do MEC quanto do Consed, e se o texto cumpre com o caráter de garantia de uma educação integral”, finaliza Elenice Nery.
Para que o Novo Ensino Médio seja implantado nas escolas, é necessária a reconstrução do currículo existente, com vistas a atender às escolhas dos estudantes. Assim, o Novo Ensino Médio permite que os estudantes cumpram uma carga horária de 1.800 horas, correspondente à Formação Geral (comum a todos) e uma parte flexível de 1.200 horas, correspondente aos itinerários formativos. Essa parte flexível é de escolha dos estudantes, conforme a oferta de sua rede.
O Ministério da Educação criou um programa específico para cuidar dessa escrita, o ProBNCC. Com isso, cada secretaria constitui uma equipe, conforme orientações do programa. A equipe é composta por coordenador estadual, coordenador de etapa, coordenadores de área (um por área de conhecimento), redatores (18 ao todo) e articuladores (dois para os itinerários e um do Conselho Estadual de Educação).
A coordenadora de Etapa ProBNCC do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Elenice Nery, revela que a equipe está em fase final de escrita e que o processo de leitura crítica da Formação Geral Básica e das trilhas de aprendizagem já iniciou com os pareceristas locais.
“Na próxima semana, o material será enviado ao Instituto Reúna, que lançará um olhar externo sobre nossa proposta. A partir desses olhares, a equipe fará a sistematização das contribuições e os ajustes necessários. Ambas as leituras têm previsão de término no final da 1ª quinzena de setembro. Até lá, o foco da equipe é estudo e escrita de Projeto de vida, eletivas e o Itinerário de Educação Profissional e Técnica. Estamos muito felizes com esse avanço e adiantamos que, brevemente, teremos a primeira versão do currículo pronta para consulta pública”, enfatiza a coordenadora.
O papel dos pareceristas locais é fundamental para esse processo. Essa equipe é composta por redatores do currículo da etapa anterior, professores de IES (UFPI e Uespi), representantes de escolas públicas e privadas e acadêmicos da Academia Piauiense de Letras. O trabalho dos pareceristas iniciou dia 19 de agosto e a primeira entrega está prevista para 04 de setembro.
“Criamos um guia de orientação para a leitura e fizemos um encontro virtual para explicar todo o processo e passar os encaminhamentos aos pareceristas. Esse 20 notáveis da educação serão responsáveis por analisar se o currículo atende ao proposto pelas definições nacionais, tanto do MEC quanto do Consed, e se o texto cumpre com o caráter de garantia de uma educação integral”, finaliza Elenice Nery.
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