Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 16 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/06/2020 - 12h16

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/06/2020 - 12h16

Motociclistas são 91% das vítimas de acidentes de trânsito durante isolamento social

O aumento do número de acidentes é reflexo das baixas taxas de isolamento social em Teresina.

 

 

Em três meses, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 601 ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito nos finais de semana, sendo 91% delas envolvendo motociclistas. Os dados fazem parte de um balanço realizado pelo HUT desde a implantação do decreto da gestão municipal que estimula o isolamento social durante a pandemia de Covid-19.

O aumento do número de acidentes é reflexo das baixas taxas de isolamento social na cidade. Um relatório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) revela que a circulação o fluxo de veículos em Teresina na primeira quinzena de junho teve um aumento de 44% se comparado ao início da quarentena, quando foi observado um fluxo de 42% na primeira quinzena de abril.

O levantamento feito pelo Setor de Estatística do HUT avalia o período entre o primeiro final de semana após o isolamento social (dias 21 e 22 de março) até o final de semana mais recente deste mês (13 e 14 de junho). Neste intervalo, os dias 4 e 5 de abril foram os que apresentaram a menor quantidade de vítimas de acidentes de trânsito, com 30 registros. Deste total, 27 foram ocorrências com motos.

Já o final de semana do Dia das Mães foi o que mais registrou acidentes de trânsito. Nos dias 9 e 10 de maio deste ano, o número de acidentados atendidos no hospital subiu para 58, sendo 56 deles com motos.

“Dependendo da gravidade do acidente, esse paciente costuma chegar politraumatizado e precisa de internação em UTI. No momento em que vivemos é importante que esses leitos também estejam disponíveis para outros traumas”, alerta o diretor geral do HUT, Rodrigo Martins.

No final de semana passado, dias 13 e 14 de junho, o número de atendimentos a pessoas acidentadas teve uma leve queda em relação aos períodos anteriores. O balanço aponta que no último sábado e domingo deste mês foram recebidas 44 pessoas acidentadas no HUT. “Deste total, as ocorrências com motocicletas chegaram a 41. É preciso que nossa população tenha consciência e perceba que permanecer em casa é a saída para a diminuição desses casos”, explica Rodrigo Martins.

Comentários