Os pedidos de comida via aplicativos já fazem sucesso há algum tempo e, em um momento de pandemia, em que as pessoas são orientadas a manter o isolamento social, mais do que nunca ele é uma alternativa para unir os estabelecimentos aos clientes.
Porém, essa facilidade pode, às vezes, causar dor de cabeça nos consumidores graças aos golpes aplicados por alguns entregadores. Você sabe como funcionam esses golpes e como se prevenir? Confira!
Golpes dos entregadores do Ifood
De tempos em tempos surgem novos golpes relacionados a cartões e aplicativos que expõe os consumidores a vulnerabilidades. Com o Ifood e outros aplicativos de entrega não é diferente e, alguns entregadores mal intencionados se aproveitam dos clientes e do aplicativo.
Nos últimos tempos, são dois os possíveis tipos de golpe: no primeiro, o usuário faz o pedido pelo aplicativo e pede para pagar em casa. Quando o entregador chega para a cobrança, eles disponibilizam uma maquininha com o visor quebrado ou com arranhões que impedem que o cliente confira o valor digitado.
Dessa forma, o entregador insere um valor bem acima do correto e, sem nem perceber, o cliente digita a senha e cai no golpe, tendo altos prejuízos em suas contas.
Em alguns casos, a maquininha pertence ao próprio entregador e não ao estabelecimento. E, para diminuir o risco de ser identificado, a conta com valor real é paga pelo próprio entregador na maquininha certa após aplicar o golpe.
Além disso, muitas têm sidos as queixas recebidas pelo Procon quanto ao golpe da taxa extra. Nesse, o cliente faz o pedido pelo aplicativo e realiza seu pagamento por lá. Porém, após sair para entrega, o consumidor recebe uma ligação de alguém que se identifica como funcionário do estabelecimento informando que houve problema no pagamento do frete e que uma taxa deverá ser paga pessoalmente.
Essa taxa pode até parecer baixa ou inofensiva, mas no momento do seu pagamento, o mesmo problema com a máquina, que é apresentada com visor danificado, impossibilitando de checar o valor cobrado. Com isso, o valor digitado é muito maior do que o anunciado e a vítima só descobre ao conferir o extrato ou a fatura do cartão.
Como se proteger dos golpes?
É sempre muito necessário ter cuidados ao utilizar o cartão de crédito ou débito e fazer compras por aplicativos e internet. Portanto, alguns pontos de atenção são essenciais para evitar prejuízos.
Se mesmo com atenção e cuidados você cair em algum golpe, é essencial tentar recuperar o dinheiro. Ligue imediatamente para o banco e pergunta qual é a empresa responsável pela máquina utilizada e se comunique de imediato com a empresa.
Faça o bloqueio do valor nessa conta, abra um boletim de ocorrência e envie-o para o IFood, junto com os extratos e comprovantes do que foi debitado, solicitando o estorno do valor indevido.
Segundo o Procon, a empresa de delivery é responsável por ressarcir o prejuízo, afinal, ela é encarregada pelos cadastros dos entregadores.
É importante ter muito cuidado para que um simples compra não se torne um grande problema financeiro. Tenha atenção às nossas dicas e previna-se!
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Amanda Barbosa
Especial para o Acesse Piauí
Porém, essa facilidade pode, às vezes, causar dor de cabeça nos consumidores graças aos golpes aplicados por alguns entregadores. Você sabe como funcionam esses golpes e como se prevenir? Confira!
Golpes dos entregadores do Ifood
De tempos em tempos surgem novos golpes relacionados a cartões e aplicativos que expõe os consumidores a vulnerabilidades. Com o Ifood e outros aplicativos de entrega não é diferente e, alguns entregadores mal intencionados se aproveitam dos clientes e do aplicativo.
Nos últimos tempos, são dois os possíveis tipos de golpe: no primeiro, o usuário faz o pedido pelo aplicativo e pede para pagar em casa. Quando o entregador chega para a cobrança, eles disponibilizam uma maquininha com o visor quebrado ou com arranhões que impedem que o cliente confira o valor digitado.
Dessa forma, o entregador insere um valor bem acima do correto e, sem nem perceber, o cliente digita a senha e cai no golpe, tendo altos prejuízos em suas contas.
Em alguns casos, a maquininha pertence ao próprio entregador e não ao estabelecimento. E, para diminuir o risco de ser identificado, a conta com valor real é paga pelo próprio entregador na maquininha certa após aplicar o golpe.
Além disso, muitas têm sidos as queixas recebidas pelo Procon quanto ao golpe da taxa extra. Nesse, o cliente faz o pedido pelo aplicativo e realiza seu pagamento por lá. Porém, após sair para entrega, o consumidor recebe uma ligação de alguém que se identifica como funcionário do estabelecimento informando que houve problema no pagamento do frete e que uma taxa deverá ser paga pessoalmente.
Essa taxa pode até parecer baixa ou inofensiva, mas no momento do seu pagamento, o mesmo problema com a máquina, que é apresentada com visor danificado, impossibilitando de checar o valor cobrado. Com isso, o valor digitado é muito maior do que o anunciado e a vítima só descobre ao conferir o extrato ou a fatura do cartão.
Como se proteger dos golpes?
É sempre muito necessário ter cuidados ao utilizar o cartão de crédito ou débito e fazer compras por aplicativos e internet. Portanto, alguns pontos de atenção são essenciais para evitar prejuízos.
- Tenha atenção se receber ligações após seu pedido sair para entrega. Os aplicativos de entrega e os estabelecimentos não entram em contato com os usuários por telefone e não fazem cobrança extra quando os pagamentos são feitos online.
- Não aceite pagar taxas extras cobradas pelo próprio entregador. Caso essa condição seja imposta, não pague.
- Sempre que possível, pague pelo aplicativo e não no momento da entrega. Ao pagar no momento do pedido, não se envolve maquininha e o valor é creditado na mesma hora pelo próprio IFood, que repassa ao estabelecimento.
- Caso for pagar no momento da entrega, tenha atenção ao entregador. Sempre que possível peça para ele tirar o capacete e procure pagar em ambiente que seja filmado, como na frente dos condomínios.
- Tenha muita atenção com as maquininhas. Muitas são as máquinas que podem ser utilizadas pelos estabelecimentos, como a minizinha pagseguro, que devem estar em bom estado. Se receber alguma máquina danificada ou com visor quebrado, não digite a senha e peça outra.
- Peça o comprovante fiscal da compra, afinal, por lá é possível conferir o valor debitado, além de ser uma prova sobre o seu pagamento.
- Tenha seu cadastro sempre atualizado em seu banco e, se possível, ative a opção de receber pelo celular as transações feitas. Assim, as despesas indevidas serão rapidamente identificadas.
Se mesmo com atenção e cuidados você cair em algum golpe, é essencial tentar recuperar o dinheiro. Ligue imediatamente para o banco e pergunta qual é a empresa responsável pela máquina utilizada e se comunique de imediato com a empresa.
Faça o bloqueio do valor nessa conta, abra um boletim de ocorrência e envie-o para o IFood, junto com os extratos e comprovantes do que foi debitado, solicitando o estorno do valor indevido.
Segundo o Procon, a empresa de delivery é responsável por ressarcir o prejuízo, afinal, ela é encarregada pelos cadastros dos entregadores.
É importante ter muito cuidado para que um simples compra não se torne um grande problema financeiro. Tenha atenção às nossas dicas e previna-se!
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Amanda Barbosa
Especial para o Acesse Piauí
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