Conheça o Piauí | Você já andou por uma floresta? E por uma floresta fóssil? Se ainda não, está muito fácil conhecer uma! Teresina é a única capital do Brasil que tem uma floresta fóssil bem no meio da cidade. Sabia disso?
Pois é, trata-se do Parque Municipal Floresta Fóssil, um sítio paleontológico que fica localizado às margens do rio Poti, entre o leito do rio e a avenida Raul Lopes, uma das mais movimentadas da capital piauiense.
Nas Américas, os tipos de troncos fossilizados encontrados nessa floresta só existem em Teresina e no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Um lugar tão único desse merece sua visita! Por isso, vamos agora conhecer mais sobre a Floresta Fóssil em Teresina.
#Por que floresta fóssil?
A floresta é assim denominada porque existem nela troncos de árvores fossilizados de mais de 250 milhões de anos. “Certo! Mas o que é tronco fossilizado?”, você deve ter se perguntado aí.
Bem, é um tronco petrificado, logicamente, o tronco de uma árvore que foi transformado em fóssil, que é vestígio de seres vivos, sejam animais ou vegetais, que viveram há milhares de anos atrás e que passaram por processo natural de conservação no solo ou subsolo da terra.
A fossilização de plantas é um processo bem mais complicado e demorado, digamos assim. E por isso, a Floresta fóssil de Teresina é uma das raras no mundo! Só por isso já vale a visita. Mas tem mais!
#Por que visitar a Floresta Fóssil de Teresina?
A Floresta Fóssil de Teresina tem um raro acervo, pois nesse museu a céu aberto abriga troncos petrificados em posição de VIDA(posição vertical) e ainda do gênero psaronius.
Esses troncos foram fossilizados naturalmente, por meio de sedimentos que compreendem a formação geológica que é chamada Pedra de Fogo, da era Permiano.
Ou seja, os troncos fossilizados em Teresina são de uma floresta que existia antes mesmo dos dinossauros. É muito tempo! Viu só como vale a sua visita?!
Além disso, outros estudos de exemplares fósseis que têm na floresta acabaram por revelar um novo gênero e uma nova espécie, que foi denominada de teresinoxiloneusebio.
De boa visibilidade e de fácil acesso, a floresta possui 13 hectares, 9 mil m² e cerca de 70 troncos que fazem com que quem visita esse ambiente viaje pelo tempo, veja ali informações importantes sobre o ambiente nas vidas passadas, como se deu a evolução ecológica, como eram as condições climáticas nessa região, dentre outras grandes informações históricas e científicas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.