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Redação

contato@acessepiaui.com.br

14/02/2020 - 10h29

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14/02/2020 - 10h29

Corso 2020 terá serviços de segurança e urgência reforçados

A folia conta com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, além de muita alegria e irreverência resgatando antigos carnavais.

 

 

Acontece nesse sábado (15/02), a partir das 16h, o Corso do Zé Pereira de Teresina, o maior desfile de caminhões enfeitados do planeta, segundo o Guinnes Book.  O evento é realizado na avenida Raul Lopes e reúne milhares de foliões. 

Em 2012, o  Corso do Zé Pereira de Teresina entrou para o Guinnes Book em 2012, registrando a marca de 343 veículos decorados no desfile, recorde que consta na publicação até hoje.

Nos últimos anos o número de caminhões foi reduzido, contudo a festa cresceu com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, além de muita alegria e irreverência resgatando a tradição dos antigos carnavais de Teresina. Quando se fala em corso de Teresina, hoje se pensa milhares de pessoas fantasiadas desfilando alegria.

Segurança 

Para garantir a tranquilidade dos foliões,  serviço de segurança contará com o apoio de quase mil agentes, entre policiais militares e civis, bombeiros, guarda municipal e agentes de trânsito. 

“O Centro (Integrado de Segurança) será instalado na véspera do evento. Na manhã do sábado, dia 15, será iniciado o funcionamento até a manhã do domingo, dia 16. É deste ponto que teremos todo comando e controle do evento, assim como um ponto de atendimento para população para registro de boletins, com delegacias especializadas como a da Mulher e a de Direitos Humanos”, explicou o major Audivam Nunes, coordenador do Centro.

A segurança vai contar com 600 policiais divididos em três turnos, todos caracterizados e padronizados com capacete branco e coletes refletores. Em 2020, terão 12 elevados da Polícia Militar, para apoio. Assim como nos anos anteriores, os dez acessos à avenida, terão pontos de bloqueio com policiamento e vistoria, quanto a drogas, arma e para evitar a entrada de recipientes em vidro. 

“A Polícia Militar fará o bloqueio em todas as ruas que dão acesso ao corso de Teresina com objetivo de revistar as pessoas, em busca de armas e recipientes de vidro, que serão recolhidos. Além disso, policiais militares serão distribuídos durante todo o percusso do evento em doze elevados, seis antes ponte e seis depois da ponte, ligados diretamente com o Centro Integrado instalado na avenida. Em torno do evento, haverá dez viaturas e doze motos fazendo o patrulhamento da área urbana e na área verde, teremos o efetivo do BPA, juntamento com cavalaria, além dos agentes de segurança da SSP-PI, Strans e guarda municipal”, explicou o tenente-coronel Oséas Canuto.

O esquema de segurança, conta também com a guarda municipal, com a participação de 14 viaturas e 4 motocicletas equipados para o melhor monitoramento, com ideia de fazer patrulhamento na entrada e saída dos foliões.

Serviço de Urgência  

Próximo à Ponte Estaiada está sendo montado um estande do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contará com uma ambulância e motolância de apoio e profissionais de plantão para atender em casos de urgência.

 “A equipe estará preparada para atender os foliões que precisarem de hidratação, reposição de glicose ou até problemas como paradas cardiorrespiratórias”, explica Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da FMS.

O serviço de atendimento de urgência irá contar com 1 médico, 1 enfermeiro e 5 atendentes de enfermagem, além de uma ambulância de atendimento básico. Segundo o representante do SAMU, Dr José Ivaldo, geralmente as ocorrências acontecem devido o excesso de bebida alcoólica e escoriações. 

“Normalmente não temos ocorrências com maior gravidade, além do excesso de bebidas alcoólicas. Tudo que for necessário de primeiro atendimento, o ponto de apoio consegue resolver na avenida. Se houver necessidade, teremos ambulância para fazer o deslocamento para o hospital da Primavera que contará com equipe reforçada”, ressalta.

O Corso deste ano conta com 400 barraqueiros cadastrados, e com 40 fiscais da SDU, com objetivo de vetar comidas e bebidas em recipientes de vidros, além de 150 homens que irão ajudar na limpeza durante e após o evento, que tem previsão de término às 23h. Para facilitar o monitoramento, haverá containers em frente os seis palcos.

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