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Redação

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16/12/2019 - 12h22

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16/12/2019 - 12h22

Cai número de famílias teresinenses com contas em atraso, revela pesquisa

11,% estavam inadimplentes em novembro, contra 12,7% em outubro.

 Rogério Holanda

Teresina

 Teresina

O número de famílias teresinenses que estavam com conta em atraso caiu no mês de novembro, em relação ao mês de outubro, revela pesquisa realizada pela Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (Fecomércio-PI), em parceria com Confederação   Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC).
 
De acordo com o levantamento, 11,3% das famílias entrevistadas admitiram estar com contas atrasadas, queda de mais de um ponto percentual em relação a outubro, quando o índice era de 12,7%. Além disso, 63% dos que estão inadimplentes acham que vão pagar total ou parcialmente o débito neste mês de dezembro.
 
O presidente da Fecomercio-PI, Valdeci Cavalcante, diz que pagar as contas em atraso deve ser prioridade para as famílias, porque dívidas em atraso significa perda de crédito.
 
A pesquisa revelou também que apenas 4,2% das famílias estão sem condições de pagar as dívidas em atraso. “É um índice considerado muito baixo, razão pela qual o consumidor se acha mais livre para comprar neste final de ano. Pelos dados das pesquisas realizadas ao longo do ano corrente os teresinenses não vêm sentindo dificuldades em saldar os seus compromissos”, afirma o economista da Fecomércio, Nonato Paz.
 
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Teresina (PEIC) analisa o devedor a partir do momento da compra até os detalhes como contas em atraso, inadimplência, condição de pagamento da dívida e comprometimento da renda com dívidas.
 
 
Em novembro, o maior poder de compras provocado pela baixa inflação e o FGTS liberado pelo governo e a 1ª parcela do 13º salário foram os motivos para levar as famílias a comprar mais a vista - 48,1%.
 
A pesquisa animou o setor lojista do Piauí. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí. (Sindilojas), Tertulino Passos, acredita que os resultados da pesquisa podem refletir de forma positiva nas compras de final de ano. “O período natalino é a principal época de vendas do comércio e esses dados revelam que o consumidor tem um melhor poder de compra. Esperamos um incremento de aproximadamente 5% nas vendas do comércio”, prevê.

Fonte: Piauí Negócios
 
 

Rogério Holanda

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