Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

16/10/2019 - 10h01

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

16/10/2019 - 10h01

A tecnologia e o seu impacto na política brasileira

As últimas duas décadas da política brasileira acompanharam a tendência internacional para o aumento da narrativa digital.

 

 

O mundo tem sido fortemente alterado pela forma como a tecnologia tem passado, gradualmente, a integrar o quotidiano, de forma intensa e indissolúvel. A rapidez no avanço das tecnologias não resulta apenas em mudanças sociológicas, impactando também nas lógicas recreativas, econômicas e políticas internacionais.

Hoje em dia, o uso das plataformas digitais é distinto mas quase permanente nas vidas das pessoas ao redor do globo. Desde servir para comunicar, passando pela criação e estruturas laborais, de busca por conhecimentos e informação e de momentos de lazer, a tecnologia surge como o local onde se ancora uma grande parte da vivência de todos nós.

A importância destas estruturas para a vida faz com que estas sejam, cada vez mais, utilizadas como forma de difusão ideológica pelos governos, que assim aproveitam para fazer campanha, para deixar claros os seus programas e para dar as suas opiniões sobre as mais variadas questões.

Mais do que um meio de difusão ideológica, no entanto, os políticos começaram a encontrar vantagens na integração da própria tecnologia nos seus discursos, sabendo como as pessoas anseiam por tornar os dias mais dinâmicos através deste tipo de estrutura digital.

No Brasil, as promessas de campanha de Bolsonaro sobre a legalização dos jogos online exemplifica bem como o mundo digital pode permear os discursos e tornar-se agente de campanha.

Mas, afinal, qual é o impacto efetivo que a tecnologia pode ter nas políticas internacionais e na política brasileira? Estas foram as perguntas que colocamos hoje.

O avanço da tecnologia e a forma como alterou as políticas no Brasil

As últimas duas décadas da política brasileira acompanharam a tendência internacional para o aumento da narrativa digital.

No Brasil, a própria tecnologia tem estado, por várias vezes, no centro das medidas e dos discursos políticos; como bem exemplificam os projetos que tentaram equilibrar a produção de tecnologia com a do resto do globo e as tentativas de apelar à instalação das grandes empresas tecnológicas no país.

Enquanto veículo, as tecnologias têm ainda sido usadas como forma de difusão ideológica, sendo o Brasil um dos países onde as chamadas fakenews (notícias falsas) mais acontecem quando se fala de política.

A tecnologia nas mãos do povo

A difusão de informação política não fica apenas nas mãos de quem está no poder. Na verdade, os meios digitais têm permitido, também, a difusão de ideologias contrárias às governamentais.

Um bom exemplo, durante a campanha de Bolsonaro, foi o movimento tendência, internacionalizado, #elenão, que apontava o dedo aos perigos do discurso do atual presidente brasileiro e gerou uma campanha internacional contra a sua eleição.

Meio de difusão de ideias disruptivas e meio privilegiado para a manifestação do descontentamento, estas redes têm, tambémtidoumincrível impacto para a expressão da liberdade do povo brasileiro.

Não deixa, no entanto, de existir uma enorme tendência dos governos para tentar exercer o controlo destes novos mídia e de os utilizar para tentar manter as lógicas de poder e o atual status-quo.
 

Comentários