Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/09/2019 - 10h15

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

24/09/2019 - 10h15

Postos de saúde de Teresina recebem 1,9 mil novas doses de vacina contra o sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito.

 

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu novas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e outras doenças. Foram 1980 doses, distribuídas entre 19 salas de vacina de todas as zonas da cidade e disponíveis a partir desta segunda (23).

Em razão da grande procura, os postos de Teresina tiveram redução no estoque. Assim, o Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir o material aos municípios, providenciou o reabastecimento para suprir a demanda.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, lista os grupos que devem receber as doses. “As crianças devem tomar a ‘dose zero’ entre os seis e 12 meses de vida e depois fazer o seguimento com o calendário vacinal (uma aos 12 meses e outra aos 15 meses)”.

As pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária poderão fazê-lo até os 49 anos, sendo que entre um e 29 anos pode tomar duas doses, de 30 a 49 anos tomar uma dose e maiores de 50 anos não devem se vacinar. Os profissionais de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses. A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que enfraquecem o sistema imunológico (como a gripe), já a vacina é feita com vírus vivo e atenuado, o que pode causar alguns efeitos colaterais.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. “A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo”, informa Amariles Borba. “A sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas”, esclarece a diretora.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS SARAMPO – 23/09/2019

ZONA NORTE
. Hospital da Primavera
. UBS Santa Maria Codipi
. Hospital Buenos Aires
. Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo
. UBS Ceci Fortes
 
ZONA SUDESTE
. Hospital do Dirceu
. UBS Renascença
. UBS Alto da Ressurreição
. UBS Carlos Alberto
. UBS Todos os santos
 
ZONA LESTE
. Hospital do Satélite
. UBS Santa Isabel
. UBS Ininga
. UBS Piçarreira
 
ZONA SUL
. UBS Parque Piauí
. Hospital do Promorar
. UBS Vermelha
. UBS Lourival Parente
. UBS Vila Irma Dulce

Comentários