O projeto, que leva energia solar para bombear água de poços para uso na agricultura familiar, já beneficiou os municípios de Oeiras e José de Freitas. No final de agosto será instalado em Santo Inácio do Piauí e nos próximos meses em Campo Maior e Picos. Ao todo serão instalados 10 sistemas, beneficiando, assim, entre 50 e 80 famílias de forma direta, além daquelas que, através de capacitação, também serão beneficiadas.
Segundo o Prof. Dr. Marcos Lira, a instalação completa é toda custeada pelo projeto. Ele explica o critério de escolha do município que irá receber o sistema de bombeamento.
“Damos preferência para localidades que estejam na zona rural, dentro do semiárido piauiense. Uma condição importante é que esse poço que vai ser alimentado com energia solar, não tenha alimentação de energia de forma convencional. Outra condição é que a água desse poço seja utilizada para beneficiar uma comunidade, ou seja, para a agricultura familiar. O projeto é oriundo de um recurso de uma emenda parlamentar de autoria da senadora Regina Sousa, e além das ações que são exatamente as instalações desses sistemas, está prevista uma etapa de capacitação exatamente para treinar a comunidade para utilizar esses sistemas. Então tem uma parte também de apropriação tecnológica por parte dessas comunidades beneficiadas”, destaca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.