Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/08/2019 - 11h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/08/2019 - 11h10

UFPI instala sistema de bombeamento de água no semiárido usando energia solar

O projeto já beneficiou os municípios de Oeiras e José de Freitas.

 

Sistema de bombeamento de água no semiárido piauiense usando energia solar

 Sistema de bombeamento de água no semiárido piauiense usando energia solar

No último sábado (10), foi instalado o terceiro sistema de bombeamento de água no semiárido usando energia solar. As ações são realizadas dentro do projeto de extensão "Canindé Solar", coordenado pelo engenheiro eletricista e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Marcos Lira, com apoio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES) da UFPI. Por meio do projeto, a UFPI leva resultados práticos de pesquisas às comunidades rurais, contribuindo de modo sustentável as condições de vida.

O projeto, que leva energia solar para bombear água de poços para uso na agricultura familiar, já beneficiou os municípios de Oeiras e José de Freitas. No final de agosto será instalado em Santo Inácio do Piauí e nos próximos meses em Campo Maior e Picos. Ao todo serão instalados 10 sistemas, beneficiando, assim, entre 50 e 80 famílias de forma direta, além daquelas que, através de capacitação, também serão beneficiadas.
Segundo o Prof. Dr. Marcos Lira, a instalação completa é toda custeada pelo projeto. Ele explica o critério de escolha do município que irá receber o sistema de bombeamento.

“Damos preferência para localidades que estejam na zona rural, dentro do semiárido piauiense. Uma condição importante é que esse poço que vai ser alimentado com energia solar, não tenha alimentação de energia de forma convencional. Outra condição é que a água desse poço seja utilizada para beneficiar uma comunidade, ou seja, para a agricultura familiar. O projeto é oriundo de um recurso de uma emenda parlamentar de autoria da senadora Regina Sousa, e além das ações que são exatamente as instalações desses sistemas, está prevista uma etapa de capacitação exatamente para treinar a comunidade para utilizar esses sistemas. Então tem uma parte também de apropriação tecnológica por parte dessas comunidades beneficiadas”, destaca.

Comentários