Comecei a trabalhar muito cedo, quando criança eu, minha mãe e meus irmãos trabalhávamos na olaria, minha mãe fazia o tijolo, a gente carregava, encaeirava e meus irmão queimavam. Sustentávamos nossa família com esse trabalho. Após um tempo, as olarias foram desativadas e ficamos sem nossa fonte de renda. Foi no artesanato com cerâmica, que encontrei a minha solução, afinal, eu que já trabalhava com barro antes”, explicou a artesã.
A Prefeitura de Teresina realiza diversos eventos públicos e parcerias com alguns privados, que favorecem a mostra de serviços e produtos que a sociedade muitas vezes não conhece. O MovimenTHE foi um dos exemplos que movimentou a economia e destacou o trabalho dos artesãos.
Nós temos um orgulho sem tamanho quando encontramos vidas mudadas assim através do artesanato, e com a parceria da secretaria. Nossa missão continua sendo transformar a realidade dessas artesãs e mostrar o bonito trabalho que elas realizam e que precisa ser mais valorizado” destacou o secretário da SEMEST, Ricardo Bandeira.
Mazé começou o trabalho com as cerâmicas em 2002, após um tempo perdeu seu filho de quatro anos, e em seguida apresentou quadro de depressão. A artesã encontrou a importância do artesanato na sua vida nessa fase. Segundo a mesma, conseguiu curar a depressão através do trabalho diário com a cerâmica, e decidiu se esforçar ainda mais na profissão em homenagem ao seu filho.
Mazé Carvalho encontrou dificuldades pois não conseguiu ninguém que a auxiliasse no início do trabalho. Com o apoio da mãe a artesã decidiu aprender sozinha e hoje fabrica as tintas, as peças em cerâmicas e as pinta sozinha. É dessa maneira que ela consegue o sustento da família.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.