A produção piauiense de castanha de caju está concentrada em 98 municípios de 14 Microrregiões Geográficas do Estado, embora se verifique em todos os 221 municípios. As Microrregiões Pio IX, Picos, São Raimundo Nonato e litoral piauiense respondem, juntas, por 73,25% de toda a produção estadual.
Interessante notar que três dessas quatro microrregiões localizam-se no semi-árido. Segundo o Emater-PI, a produtividade média do estado é de 229,5kg por hectare.
No Piauí, a doença que mais prejudica a cultura é a antracnose, que causa lesões necróticas nas folhas, flores, frutos (castanha) e pseudofrutos (pedúnculo). Quando ocorrem chuvas na cultura em floração, os prejuízos causados pela antracnose geralmente são elevados, podendo atingir a cerca de 80% da produção esperada.
O principal mercado para a amêndoa da castanha de caju são os Estados Unidos, que absorvem cerca de 80% das exportações brasileiras, vindo em seguida a União Européia. São mercados exigentes quanto à qualidade do produto, o que leva a indústria a exportar apenas 70 a 80% da produção
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.