), na sessão desta quarta-feira (22) na Assembelia Legislativa do Piauí. O empreendimento está fechado há dois anos.
Eu não consigo entender como uma indústria do porte de uma fábrica de cimento daquela, com a matéria-prima naquela região, fecha. Como é que a gente não acompanha isso, não abraça a causa?”, questionou o parlamentar.
Suplente de deputado estadual Warton Lacerda (PT
Warton Lacerda indagou sobre como as pessoas da região vão viver, já que o fechamento da fábrica destruiu toda a economia da região, prejudicando o comércio. Tem gente passando fome, lamentou.
Eu convido os deputados para visitarmos o município de Fronteiras e ver de perto o que é um verdadeiro cemitério de caçambas, carretas, uma coisa muito triste. As pessoas estão sofrendo muito. Elas me procuram e me pergunto o que vamos fazer agora e, estou pedindo a ajuda de vocês”, comentou.
A fábrica foi inaugurada em 2002 e chegou a produzir cerca de sessenta mil sacos de cimento por dia, empregando direta e indiretamente, aproximadamente mil pessoas.
O deputado Franzé Silva (PT) falou da importância de os parlamentares passarem a discutir também os grandes temas de interesse da população, como o fechamento da fábrica em Fronteiras, "um grande tema, que precisa ser discutido". Segundo ele, o cimento gera uma cadeia de riqueza muito grande, com geração de renda e de emprego.
Inclusive, podemos apontar caminhos, para que o Governo do Estado possa encontrar soluções. Tenho sido contactado por algumas pessoas que têm interesse de ter a concessão da exploração das minas daquela região”, informou o parlamentar.
Franzé sugeriu ao deputado Warton Lacerda que seja realizada uma audiência pública, com a presença do Governo do Estado, secretarias de Desenvolvimento e da Fazenda, representantes da empresa Itapissuma e do setor produtivo, além dos empregados e da população para tentar buscar alternativas para que restabeleça aquela cadeia produtiva.
O deputado Warton Lacerda aceitou a sugestão do deputado Franzé e acrescentou que irá buscar informações junto as autoridades da região, para que elas levem para a audiência pública. "O que foi a região antes e depois da fábrica", para com isso sensibilizar o governador Welllington Dias para a causa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.