Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Notícias /

Opinião

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2019 - 09h22

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/05/2019 - 09h22

Vitória da Carteira do Autista; por Sérgio Fontenele

O projeto, de autoria da deputada federal Rejane Dias (PT), foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados.

 

A carteira facilita o acesso dos autistas aos serviços públicos de saúde, educação, cultura, transportes, etc.

 A carteira facilita o acesso dos autistas aos serviços públicos de saúde, educação, cultura, transportes, etc.

O projeto, de autoria da deputada federal Rejane Dias (PT), foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados.
 
A novidade veio dar com a aprovação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O projeto, de autoria da deputada federal Rejane Dias (PT), foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados. Sem dúvida, uma conquista política importante para a deputada, que mal começa seu segundo mandato.
 
Mas, a conquista é maior para os autistas e suas famílias. A parlamentar piauiense dá sequência, portanto, a sua trajetória como figura pública. Seu primeiro mandato federal fui cumprido exercendo a função de secretária da Educação e Cultura. Agora, exerce, efetivamente, seu segundo mandato na Câmara Federal.
 
E consegue um destaque invejável no cenário político, considerando que seu projeto foi aprovado unanimemente. A deputada sempre se destacou por sua luta em favor da pessoa com deficiência no Piauí. Foi a maior responsável pela criação da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
 
Sua dedicação à causa também rendeu frutos como a criação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que há 11 anos oferece reabilitação físico-motora com um atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, pedagogia, arte-reabilitação, musicoterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, hidroginástica, etc.
 
A trajetória da parlamentar deu visibilidade a uma parcela da população, antes marginalizada. Mais do que isso, as pessoas com deficiência, até então esquecidas pelo estado brasileiro, passaram a ser não apenas reconhecidas pela sociedade, mas contempladas por políticas públicas.
 
Isso, em parte, explica a ascensão de Rejane Dias na carreira política, pois deu apoio a um segmento antes invisível. A criação da Carteira do Autista é resultado da luta dessas pessoas e seus familiares. É uma grande mobilização que encontrou apoio na deputada, identificada com essas causas.
 
A carteira é uma conquista na medida em que deve facilitar o acesso dos autistas aos serviços públicos de saúde, educação, cultura, transportes, etc. Agora, o projeto da parlamentar do PT será votado no Senado, onde também deverá ser aprovado, e seguirá, para entrar em vigor, à sanção do presidente da República.
 
A Carteira do Autista já foi aprovada, em âmbito estadual, pela Assembleia Legislativa, e aguarda a sanção do governador Wellington Dias, igualmente sensível a uma causa assumida por cada vez mais pessoas e instituições governamentais e não governamentais, na esteira de um crescimento populacional progressivo no número de diagnósticos do espectro.
 
---------------------
Sérgio Fontenele é jornalista, nas redes sociais.

 

Comentários