Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 17 de novembro de 2024
Notícias /

Política

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/03/2019 - 18h09

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/03/2019 - 18h09

Deputado Limma destaca homenagem da Mangueira à Esperança Garcia

A escola de samba Mangueira retratou os heróis esquecidos pela história oficial, entre eles, Esperança Garcia, primeira advogada do Estado.

 

Esperança Garcia

 Esperança Garcia

O deputado Francisco Limma (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, destacou, em seu discurso na tribuna da Casa, nesta quinta-feira (07), o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Em seu discurso sobre as mulheres, Limma destacou a vitória da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola retratou os heróis esquecidos pela história oficial, entre eles, Esperança Garcia, reconhecida pela OAB-PI como a primeira advogada do Estado.

“A primeira advogada, uma escrava valente e que ainda escrevia, incomum à época. Ela escreveu um pedido de socorro, um grito de liberdade. Foi uma rebeldia corajosa de uma mulher que lutou contra a violência e a violação de direitos”, frisou Limma.

O parlamentar destacou ainda os dados sobre violência contra a mulher no Piauí e no Brasil, lamentando os sucessivos casos de feminicídio. “Em 2018, a cada um minuto, nove mulheres foram agredidas. Foram três feminicídios por dia no país em 2018, sendo que 81,5% das agressões foram praticados por homens com algum tipo de relação com a vítima. Isso é um verdadeiro absurdo”, destacou o parlamentar.

Nesta quinta-feira, o deputado também participou de uma manifestação de mulheres no Centro de Teresina, em defesa da regularização fundiária. “Estas mulheres são verdadeiras guerreiras, que lutam pela terra, pela moradia no campo e na cidade”, disse.
 

Comentários